Secretário Walter Pinheiro assina parceria com Unicef para o enfrentamento da exclusão escolar

Foto: Claudionor Jr

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, assinou nesta quarta-feira (06) a adesão da Bahia à Plataforma Busca Ativa Escolar, plataforma gratuita de tecnologia social que visa contribuir com os municípios e os Estados para o enfrentamento da exclusão escolar. Desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM, a plataforma tem o objetivo de apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

A assinatura do termo ocorreu durante o XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018. De acordo com Pinheiro, “esta é uma iniciativa de cooperação com os municípios, mas principalmente é uma responsabilidade que o Estado precisa ter com os estudantes, com as famílias, com a Educação. Portanto não é nenhum favor. Pelo contrário, é nossa obrigação, e mais do que isso, é a gente trabalhar na direção de encontrar essas pessoas, onde quer que elas estejam, e promover as condições para que a gente possa abrir as portas para a escola recepcionar, para que essas pessoas possam ter uma oportunidade. Para materializar isso, não basta só buscar as pessoas, mas é preciso colocá-las num lugar decente, na perspectiva de entregar uma Educação de qualidade, transformadora e para a vida”, destacou.

A Busca Ativa Escolar possibilita ao Estado, a partir das informações produzidas pelos municípios, identificar as principais causas da exclusão escolar e os territórios mais vulneráveis, colaborando para o planejamento de politicas públicas específicas, visando o enfrentamento da situação.

Foto: Claudionor Jr

A iniciativa reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.

Segundo o chefe de Educação da Unicef no Brasil, Italo Dutra, esta é uma metodologia social e um conjunto de sistemas de gestão, aplicativos e serviços para facilitar que os municípios e Estados vão atrás das crianças e adolescentes que estão hoje fora da escola. “A Bahia é o quarto Estado a fazer a adesão e a gente já tem 1.389 municípios que já fizeram a adesão via plataforma de Busca Ativa Escolar. A nossa expectativa com o apoio e adesão dos Estados é a tomada de providências porque quem faz a Busca Ativa no Território é cada município, mas possuem estudantes que precisam ser atendidos pela rede estadual e outro papel fundamental do Estado é de mobilizar os municípios para fazer a Busca Ativa Escolar dessas crianças e adolescentes fora da escola”.

Para os municípios fazerem a adesão, basta o gestor municipal da Educação acessar o endereço buscaativaescolar.org.br, que contém todas as informações, além de todos os guias e manuais para implementar a estratégia no município.