Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Secretário Walter Pinheiro debate a criação de cursos de Tecnólogo na Educação Profissional
Secretário Walter Pinheiro debate a criação de cursos de Tecnólogo na Educação Profissional
Publicado em seg, 18/06/2018 - 19:33 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
“Temos dialogado com as instituições públicas de ensino superior aqui na Bahia, com o Ministério da Educação e com o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação para construir novos cursos de Tecnólogo, como uma forma de ampliar o itinerário da Educação Profissional, ao tempo em que passamos a ofertar o acesso ao ensino superior dentro dos nossos centros da Educação Profissional”, destacou Pinheiro.
Segundo a consultora de educação do Itaú-BBA, Ana Inoue, “o envolvimento das universidades sob o comando da Secretaria, na perspectiva de criar um itinerário continuo do Ensino Médio ao Ensino Superior, é uma ação bastante inovadora no cenário brasileiro”, destacou.
Os cursos de tecnólogo são uma formação de nível superior, assim como o bacharelado e a licenciatura. De curta duração, entre 2 e 3 anos, e focados nas necessidades do mercado de trabalho, os cursos de tecnólogo são responsáveis por 13,6% de todas as matrículas universitárias, segundo o último Censo do Ensino Superior.
A grade curricular dos cursos de tecnólogos é mais enxuta do que o currículo dos cursos de bacharelado e licenciatura. O foco dessa formação é preparar o futuro profissional para entrar rapidamente no mundo do trabalho com boa qualificação e altas chances de conseguir um emprego.
A reunião contou ainda com a participação do diretor do SENAI Bahia, Luis Breda Mascarenhas, do superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Bahia, Durval Libânio, do coordenador-geral de Articulação de Projetos para a Educação, Rogério Quintella.
Notícias Relacionadas
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
Festival conecta tecnologias modernas e conhecimentos ancestrais
-
Estudantes baianos participam de encontro de grêmios escolares, em Salvador
-
Pré-vestibular gratuito: UPT promove atividades integrativas para estudantes de toda Bahia
-
ARTIGO | EJA: reflexões sobre a Educação Básica para a classe trabalhadora, por Carla Nogueira
-
Parlamento Jovem da Câmara de Salvador recebe inscrições de estudantes até este domingo (5/5)