Secretário Walter Pinheiro destaca o protagonismo dos estudantes da rede estadual na Campus Party

Palavras-chave:
ALTERAR FOTO DE CAPA - ATENÇÃO
ALTERAR HORÁRIO 
 
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou da abertura oficial da Campus Party, realizada na noite desta quarta-feira (9), na Arena Fonte Nova, ao lado do governador Rui Costa, depois de percorrerem, de metrô, o trajeto do Centro Administrativo (CAB) até o Campo da Pólvora.  Pinheiro destacou que a Secretaria da Educação preparou uma ampla programação envolvendo os estudantes da rede estadual e que esta será uma grande oportunidade para o protagonismo estudantil, a partir da apresentação de projetos desenvolvidos em sala de aula e que envolvem inovação, ciências, criatividade, empreendedorismo e entretenimento.
 
“Vamos ter a oportunidade de mostrar o que nós já praticamos hoje, em sala de aula, nos nossos centros e escolas, pois temos várias experiências, inclusive na área de robótica, realidade virtual e  desenvolvimento de aplicativos, e até a junção da arte com a tecnologia, que é outra coisa que nós temos de forma bem acentuada”, afirmou Pinheiro, ao destacar que a Campus Party propiciará um grande aprendizado para os estudantes da rede, que também participarão do evento como visitantes e/ou como campuseiros. 
 
“Muito mais do que um evento, trata-se da discussão de todo um padrão de mudanças de comportamento, inclusive já presente nas nossas escolas, com a criação de startups e cursos de empreendedorismo. A tecnologia tem que ser sempre ferramenta. O mais importante para a Educação é o conteúdo e a Campus Party nos possibilita a isso: conhecer o que está sendo pensado por esta juventude e o desafio de expressar sua criatividade, habilidades e competências. Portanto, a nossa turma também vai poder interagir com outras experiências e dar conhecimento daquilo que eles já praticam”, ressaltou.
 
Pinheiro chama a atenção para a importância da Campus Party ser realizada na Bahia. “Esse é um encontro que eu, particularmente, acompanho há muitos anos, até por conta da minha área de atuação profissional e no próprio Legislativo. Para a Bahia é importante, porque vai ao encontro de todo um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Estado, a partir da Ciência e Tecnologia, como o Parque Tecnológico e o Cimatec, porque a gente mostra o que avançou”.
 
Os projetos que estarão em exposição na Arena Fonte Nova foram criados pelos estudantes no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) e da Educação Profissional e Tecnológica. Entre os quais, os projetos Robótica Educacional e Choices, desenvolvido por estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista, recebeu menção honrosa da SBPC.
 
Os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, por sua vez, apresentarão projetos como o ‘Biomassa de banana verde como fonte alternativa de alimentação’ e o aplicativo sobre o Ecoturismo, dentre outros. 

Notícias Relacionadas