Secretário Walter Pinheiro participa de Congresso Bett Educar 2018 em São Paulo

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, participou, nesta quinta-feira (10), do Congresso Bett Educar 2018, que está reunindo, até esta sexta-feira (11), profissionais da Educação de todo o país, em São Paulo. Na oportunidade, durante reunião do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), Pinheiro falou sobre projetos que estão sendo implementados na Bahia com foco na melhoria do eixo pedagógico das escolas. 
 
O Congresso Bett Educar 2018 tem como tema a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino. “No Consed, nós estamos discutindo duas coisas muito decisivas para a Educação. A primeira é essa questão que envolve o eixo pedagógico, a questão do currículo Bahia, o debate envolvendo a BNCC, essa questão do Ensino Médio, o processo todo pedagógico que estamos apresentando em nível estadual que nós também estamos tentando encaixar em nível nacional que tem a ver com a Educação Profissional, Ensino Médio Regular, um novo itinerário e a possibilidade de expansão dessas áreas”, disse.
 
O secretário também citou parcerias estratégicas que estão sendo desenvolvidas na Bahia e que poderiam ser consolidadas a nível nacional, a exemplo do Sistema S. “Mesmo que o MEC não queira fazer, vamos implementar na Bahia, e algumas coisas nós já estamos fazendo, em parceria com o  Sistema S, ou até isoladamente, como a gente já tem feito”, disse. 
 
 
Outro assunto debatido por Pinheiro no Bett Educar foi a implementação de plataformas com a disponibilização de conteúdos interativos para a melhoria do ensino e aprendizagem. “Nós temos uma plataforma com 7 mil conteúdos, a própria questão da utilização do ensino a distância, mas trabalhando também isso cada vez mais com conteúdo. Por isso que a gente priorizou consolidar nossos conteúdos, todos eles feitos por baianos e baianas, ampliando nossa capacidade de trabalhar com a central de mídias, e fazendo o projeto de reestruturação de nossa rede com a chegada de Banda Larga nas escolas e com a formação que estamos fazendo agora para 24 mil professores. Não adianta sair comprando equipamento para colocar em escola, se você não trabalha primeiro o conteúdo, depois as condições de conectividade, para, por último, chegar aos equipamentos”, afirmou.
 
Pinheiro também circulou pelos estandes montados na São Paulo Expo, local do evento, onde também está o estande do Encontro Internacional Virtual Educa, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de junho, no Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado (antigo ICEIA), em Salvador. “O Virtual Educa montou aqui sua tenda, abriu seu espaço para discutir com o Bett Educar e nós também recepcionaremos o Bett Educar na Bahia a partir de 4 de junho. Além do Bett, o Consed vai estar presente no encontro internacional, assim como diversas outras instituições para a gente trabalhar nestes quatro dias a superação de barreiras e como também fazer ampliar cada vez mais o eixo pedagógico na educação com cooperação, investimento e uso de novas ferramentas. Portanto essa vinda pra cá foi importante para estreitar os laços com duas frentes que, na verdade, laboram no mundo inteiro e que, pela primeira vez esse ano, essas duas frentes estarão na Bahia de 4 a 8 de junho”, disse Pinheiro.
 
O Bett Educar conta com 120 atividades que estão sendo realizadas em seis auditórios, com a participação de especialistas que abordam os temas mais atuais do setor educacional.
 

Notícias Relacionadas