Secretário Walter Pinheiro visitou Colégios em Cruz das Almas e Governador Mangabeira no sábado

Além de participar da aula inaugural de cursos na modalidade semipresencial da Educação Profissional em Santo Antônio de Jesus, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, visitou escolas, durante todo o sábado (25), em Cruz das Almas e Governador Mangabeira.

“Estas visitas têm sido uma rotina nossa, porque é quando temos tempo para conhecer detalhadamente as estruturas das escolas e dialogar com gestores, estudantes e professores. Além de verificar o que a Secretaria pode fazer em relação à rede física, estamos planejando as ofertas para o próximo ano letivo, considerando exatamente o perfil de cada unidade escolar e do território onde ela está instalada. Mas é pisando no chão da escola e olhando nos olhos da comunidade escolar que temos condições de tomar as melhores decisões”, disse.

Nas tarde de sábado, Pinheiro esteve no Colégio Estadual Landulpho Alves, acompanhado pelo prefeito de Cruz das Almas, Orlandinho. “Não é novidade Pinheiro estar na ativa em pleno dia de sábado, até porque é um secretário muito dedicado, trabalhador. Alias, toda a vida publica dele nos mandatos de deputado federal e senador sempre foi assim. Pinheiro sempre esteve muito presente na vida de Cruz das Almas, sempre participando com emendas e agora como secretário da educação ele está aqui nesse início de noite visitando a escola Landulpho Alves, entrando em cada sala, buscando solucionar as questões que se fazem necessárias para buscar melhorar a qualidade da educação”, destacou o prefeito.

Para a diretora do colégio, Aurilene Malta, a visita de um secretário foi uma novidade.“Isso é algo nunca visto, pois nunca recebi aqui um secretário da Educação. Por isso, a gente se sente acolhido e caminhamos juntos com o mesmo objetivo que é a melhoria da educação. Seria interessante que todos tivessem essa postura, que deve ser dessa forma, mas como não se faz se torna um diferencial e a gente precisa parabenizar e dizer que a gente se fortalece junto à secretaria da Educação do Estado e isso aumenta nossa responsabilidade e o compromisso com nossa unidade escolar. Ele vê detalhes, acompanha e tem um olhar sensível à necessidade da escola”, disse, ao destacar que o Landulpho Alves atende a mais de mil alunos na modalidade Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Já durante a noite de sábado, o secretário visitou duas escolas em Governador Mangabeira. No Edigar Santos, que atende a cerca de 800 alunos do Ensino Médio, ele foi recepcionado pelo vice-diretor Luciano Dantas. “Esta é uma oportunidade única. O horário nos diz que ele tem trabalhado desde a manhã e ainda assim poderia ter ido para casa descansar e ainda assim ele está aqui na escola observando as sugestões, vendo as nossas possibilidades e também aquilo que a escola necessita”, ressaltou.

Na sequência, Pinheiro esteve no colégio Estadual José Bonifácio, onde presenciou uma parceria exitosa com o grupo de teatro, dança e música, Frutos da Utopia, que ensaiava para um festival de teatro local a ser realizado nos dias 2 e 3 de dezembro. “Este é o espírito das escolas da Bahia, onde a cultura e as artes fazem parte da Educação. Por isso que estamos implantando o projeto Escolas Culturais, para que a comunidade adentre a escola e os estudantes também interajam com a cultura do território. Isso já acontece nas escolas e queremos estimular ainda mais esta troca”, afirmou o Secretário.

Para a diretora do colégio, Jucineide dos Santos Conceição, a visita do secretário em plena noite de sábado comprova seu comprometimento  com a melhoria da Educação. “A visita, a gente vê como uma coisa extremamente positiva, até porque é uma oportunidade do secretário estar diretamente com a escola, conhecer o ambiente e a educação que está sendo ofertado e quais as possibilidades que temos pela frente”, disse.