Secretários da Educação e Cultura alinham ações do Pacto pela Educação

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

“A educação e a cultura são inseparáveis”. Com essas palavras, o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, definiu a importância da colaboração com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para alcançar as metas do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. A reunião aconteceu, nesta terça-feira (04/08), no gabinete do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, no Centro Administrativo, e teve o objetivo de promover um maior alinhamento sobre futuras parcerias.

"Dialogar com a Secretaria de Cultura só vem somar as ações realizadas dentro do Educar para Transformar”, secretário Osvaldo Barreto

O secretário Osvaldo Barreto enfatizou a necessidade de se estreitar as relações com as demais secretarias de Estado. “Com os projetos de arte, ciência, cultura, esporte e patrimônio desenvolvidos nas escolas, a Secretaria da Educação promove o protagonismo juvenil, com iniciativas que diversificam os saberes nos currículos escolares e garantem o acesso ao conhecimento e à cultura. Dialogar com a Secretaria de Cultura só vem somar as ações realizadas dentro do Educar para Transformar”.

“Acompanho de perto os projetos de cultura desenvolvidos nas escolas estaduais, e tenho certeza que nossas parcerias vão contribuir para a melhoria da educação”, destaca o secretário Jorge Portugal.

Parcerias
Ainda com foco no programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, o secretário Osvaldo Barreto se reuniu, também, nesta terça-feira, com os prefeitos dos municípios de Jaguarari, Antônio Ferreira, e de Cravolândia, Naelson Lemos, e com o deputado estadual Adolfo Menezes. Os encontros buscam ampliar o regime de colaboração entre Estado e municípios pela melhoria da educação pública na Bahia.

“Tivemos o prazer de termos a visita do Governador Rui Costa no município, o que demonstra seu compromisso com a educação. Ele ouviu estudantes e professores para iniciar a retomada de uma educação de qualidade em Jaguarari”, ressalta Antônio Ferreira. Também otimista, Naelson Lemos fala de ações positivas, em Cravolândia. “Temos a oferta do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Estamos abertos a todas as parcerias que possam melhorar a educação na Bahia”.