Secretários de Educação de todo o país discutem em Salvador prioridades para encaminhamento ao MEC

Secretários estaduais e municipais de Educação dos 26 Estados e do Distrito Federal fizeram o lançamento nacional da Agenda da Aprendizagem, nesta quinta-feira (25), em Salvador. O documento, construído pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNIME), elenca os pontos mais sensíveis para as redes estaduais e municipais no que se refere à oferta de Educação Básica pública e de qualidade e que serão encaminhados para o Ministério da Educação (MEC). O evento, que prossegue até sexta-feira (26), foi aberto pela secretária do CONSED, Cecília Motta, e pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, com a participação especial dos estudantes do Colégio Estadual Bertholo Cirilo dos Reis, localizado no bairro de Plataforma, que fizeram uma apresentação  artística. A atividade também conta com a participação de representantes do MEC.

A Agenda da Aprendizagem, escrita a partir da contribuição de secretários estaduais e municipais de Educação, é uma ferramenta norteadora para o trabalho dos educadores no próximo biênio. Nele constam sete pontos prioritários, tendo o Regime de Colaboração com os municípios como um tema transversal. São estes os temas estratégicos da agenda: Financiamento; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em regime de colaboração; Ensino Médio; Gestão escolar; Avaliação; Formação de professores; e Inovação e tecnologia.

A presidente do CONSED e secretária da Educação de Mato Grosso do Sul, Cecília Motta, destacou a importância da criação da Agenda da Aprendizagem no atual momento. “Esta é a primeira vez que o CONSED e a UNDIME estão juntos para debater uma agenda. Estamos muitos felizes porque a escola pública brasileira está aqui, hoje, em uma agenda para que a gente possa dar o caminho para o Ministério da Educação do que a gente acredita, do que achamos importante, do que a gente pensa e sente que o MEC possa dar de aporte, tanto técnico como financeiro”.

Considerando o encontro de secretários como um momento histórico e estratégico para a Educação brasileira, o secretário da Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância de o Estado sediar um evento deste porte. “Quero agradecer a presença dos secretários de Educação de todos os Estados brasileiros, presentes aqui em Salvador. Temos, também, a representação do MEC e, ainda, a presença valiosa de todas as UNDIMES. Sem dúvida, este é um momento histórico que a Bahia está acolhendo.  Iremos debater uma agenda que contém diretrizes por meio da qual vamos dialogar, de forma mais enfática, os temas estratégicos nacionais. Além disso, trataremos nestes dois dias de encontro sobre temas específicos. Daí a importância das oficinas de integração voltadas a Agenda da Aprendizagem que irão ser realizadas, sendo este um momento de formação”.

O presidente da UNDIME, Aléssio Costa Lima, também falou sobre esta agenda comum defendia pelos estados e municípios. “Este encontro representa a materialidade de um grande esforço da UNDIME, juntamente com o CONSED, no sentido de trabalhar de forma colaborativa. Já temos algumas ações desenvolvidas em colaboração com o CONSED, sobretudo na elaboração da Base Nacional Comum Curricular, uma experiência muito forte que nos mostrou que, quando estamos juntos, os resultados são melhores. O fruto desta discussão sairá com a validação de quem está na ponta fazendo a Educação neste país”.

O secretário da Educação Básica do MEC, Jânio Macedo, garantiu que o MEC, já na próxima semana,  colocará a Agenda de Aprendizagem na pauta dos trabalhos. “São os secretários municipais e estaduais que conhecem a real situação da educação brasileira e poderão definir estratégias para melhorar a condição do estudante brasileiro. Só com esta união vamos conseguir que a educação brasileira melhore a médio e longo prazos”.

Programação
O encontro de secretários da Educação, que prossegue na sexta-feira (26) e integra o calendário de comemorações do Dia Mundial da Educação (28 de abril), constará de oficinas com representantes do CONSED, da UNDIME e do MEC para discutir integração de ações a curto, médio e longo prazos, a partir da Agenda da Aprendizagem. Temas como “A TV Escola e a integração com o CONSED e a UNDIME” e “Financiamento da Educação: novo FUNDEB” serão debatidos nos dois dias do evento, que também tratará da devolutiva dos temas estratégicos da Agenda da Aprendizagem; e da prestação de contas.