Secretários de Educação do Nordeste criam agenda técnica de trabalho para fortalecer as aprendizagens

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Depois de criar uma agenda comum de aprendizagem para a região Nordeste, durante encontro realizado, nesta segunda-feira (15), em Salvador, os secretários Estaduais de Educação da região voltarão à cidade para o Encontro com todos os gestores estaduais de Educação do Brasil, a ser promovido nos dias 25 e 26 de abril pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). Na atividade serão apresentados os desdobramentos do encontro dos secretários do Nordeste, que criaram uma agenda de trabalho com foco no fortalecimento das aprendizagens, na elaboração de subsídios técnicos para o Consórcio Nordeste criado pelos governadores da região e no regime de colaboração com os municípios.
 
O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, falou sobre esta união de esforços para a melhorar a educação no Nordeste. "A reunião com os secretários de Educação do Nordeste cumpriu a nossa expectativa. Só o fato de nos encontramos propiciou um ambiente de interação e principalmente agora em que estamos em um momento importante, onde os governadores criaram o Consórcio do Nordeste, e entre os temas prioritários está a Educação”. Afirmou.
 
O secretário falou sobre as deliberações da reunião. “Definimos três frentes de trabalho. Vamos estudar como trabalhar compras e licitações de forma conjunta; discutir um sistema de avaliação do ensino e da aprendizagem, nos debruçando como a gente pode interagir neste campo. E o terceiro, apresentado pela Bahia, que é uma Universidade Aberta, onde recursos tecnológicos estão incluídos. Além, é claro, de outros temas ligados à aprendizagem, que na próxima reunião, no dia 27 de maio, no Recife, já teremos as equipes técnicas trazendo soluções para serem debatidas e apresentadas aos governadores", afirmou.
 
Ainda segundo Jerônimo, a Secretária da Educação do Estado da Bahia (SEC), também teve a oportunidade de apresentar sua proposta sobre o regime de colaboração com os municípios. "O Ceará tem uma experiência vitoriosa, longa e amadurecida sobre o tema e a Bahia também apresentou um formato técnico que queremos fazer acontecer no Estado, bebendo da fonte de quem está fazendo isso direito. Essa condição gerou uma inovação para o próximo Encontro Nacional do CONSED, aqui em Salvador, que além de contar com 26 secretários estaduais e do Distrito Federal, vai receber os presidentes das secções da União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME) de todos os Estados do país", ressaltou.
 
A secretária de Educação do Estado do Ceará, Eliana Nunes, falou sobre a importância desta agenda comum para o fortalecimento da Educação. "Achei fundamental este momento porque considero que nós, como secretários do Nordeste, podemos fortalecer, cada vez mais, a educação de nossas crianças e jovens, contribuindo com mais oportunidades, vivenciando coisas novas e trocando experiências. Em nosso Estado nós priorizamos a educação, que não está apenas no investimento financeiro, mas na valorização das pessoas. Então, esse encontro foi importante, onde estamos saindo com uma pauta de avanço, até porque o foco é a aprendizagem da juventude", relatou.
 
O professor Paulo Gabriel, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e coordenador de projeto da SEC, ressaltou o empenho das ações para integrar a área educacional do Nordeste. "Por uma determinação do governador Rui Costa e do secretário Jerônimo, desenvolvemos um projeto técnico para que construíssemos essa integração, juntando ações que também foram propostas pelos estados e pode beneficiar a todos. Por exemplo, as compras e licitações de forma conjunta, em que temos uma série de equipamentos para as secretarias e escolas, juntando os nove estados podemos comprar em maior quantidade e por um preço mais em conta, assim como a construção em consórcio de uma Universidade Aberta, utilizada na formação de professores, contribuindo na capacitação de educadores de toda a região", disse. 

Notícias Relacionadas