Secretários de Educação dos Estados discutem protocolos de retomada do ano letivo durante encontro virtual do CONSED

Palavras-chave:
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) promoveu, nesta terça-feira (4), mais um encontro virtual para promover a troca de experiências entre as redes estaduais de todo o país. O encontro virtual é coordenado pela presidente do CONSED, Cecilia Motta, que também é secretária de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul. A atividade contou com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do subsecretário, Danilo Souza, e de técnicos da Secretaria. Na atividade foi discutido como os estados estão organizando os protocolos de retorno às aulas. 
 
A  presidente Cecilia Motta lembrou que o CONSED elaborou diretrizes nacionais para um protocolo de retorno às aulas presenciais, contendo estratégias sanitárias, financeiras e pedagógicas. Este trabalho foi feito pela Frente Protocolo de Retomada, que reúne técnicos das secretarias estaduais de Educação, sob a coordenação dos secretários Laura Souza, de Alagoas e Cláudio Furtado, da Paraíba. Ela ressaltou, no entanto, que não há previsão de retorno às aulas. "A discussão no CONSED não é sobre quando voltar, mas como voltar", enfatizou. 
 
O superintendente executivo da Secretaria de Sergipe, José Ricardo Santana, por exemplo, abordou a articulação necessária com instituições, a exemplo da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). O secretário Jerônimo Rodrigues fez uma avaliação do encontro com os demais secretários de Estado. “Esta reunião virtual realizada semanalmente pelo CONSED é muito importante e proveitosa, é um momento de escuta, de entender o que os outros Estados estão fazendo e, principalmente, como já preparam suas escolas para a retomada das atividades letivas. Ninguém tem uma data definida de retorno, mas estamos juntos, na perspectiva de nos ajudarmos mutuamente neste processo”, afirmou, ao lembrar que na Bahia, o protocolo de infraestrutura das escolas está em fase de conclusão e envolve, por exemplo, a instalação de pias, de ventiladores e dispersores de álcool em gel em todas as unidades escolares da rede.
  
Além disto, lembrou Jerônimo, a Bahia é o único Estado que está fazendo a testagem de estudantes, professores e funcionários para auxiliar na tomada de decisão sobre a retomada do ano letivo. A testagem já foi realizada em Itajuípe, Ipiaú e em Uruçuca e está sendo acontecendo no município de Jequié e programada para Itabuna e Ilhéus, a partir da semana que vem.
 

Notícias Relacionadas