Secretários estaduais de Educação alinham ações de parcerias para melhorar aprendizagem no Nordeste

Palavras-chave:
Os secretários da Educação dos Estados da Nordeste que  participaram, nesta segunda-feira (15), em Salvador, de uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), discutiram uma agenda comum de aprendizagem para a região. A Agenda da Aprendizagem é um conjunto de ações que serão desenvolvidas em regime de colaboração entre União, Estados e Municípios.
 
A proposta inicial foi elaborada pelo CONSED e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e está sendo discutida regionalmente. O documento vai nortear a colaboração entre Estados e municípios no próximo biênio e está dividida em duas partes: uma voltada ao Ministério da Educação, com as demandas consideradas urgentes para os Estados e municípios. A segunda contém os temas estratégicos para o biênio 2019/2020.
 
 
Durante o encontro, os Estados trocaram experiências e estabeleceram uma agenda em comum, na perspectiva de pautar os governadores nordestinos no diálogo com o Governo Federal. Abaixo, seguem os depoimentos dos secretários participantes sobre esta ação articulada no Nordeste visando a melhoria da aprendizagem.
 
 
Secretário da Educação do Estado da Bahia - Jerônimo Rodrigues 
"O CONSED tem as suas representações regionais e, hoje, os secretários de Educação do Nordeste se encontram para debater a Educação nacional e as mudanças que vêm acontecendo, bem como para tirarmos uma posição em relação aos interesses da região. Além disso, estamos construindo uma agenda de trabalho para 2019, casada com o Conselho Nacional dos Secretários. Temos uma meta estratégica, que é o regime de colaboração e que consiste em uma relação entre Estado, municípios e federação. No Estado da Bahia, temos uma outra vertente, que é forte e trata-se da criação, nos últimos dias, do consórcio dos governadores e nós, da Educação, temos que pautar os governadores para garantir conteúdos para esta agenda, para que eles possam, minimamente, levar para dialogar com o governo federal, assim para que os governadores possam dialogar entre si”.
 
Secretário da Educação Pernambuco/ vice-presidente do CONSED – Fred Amancio
“Esse encontro é muito importante, primeiro para nos aproximar enquanto estados nordestinos, que temos características muito próximas, para que a gente possa, efetivamente, construir uma maior parceria nas ações voltadas para a melhoria da educação no Nordeste como um todo e não apenas estados isolados. Nossa reunião de hoje tem três grandes objetivos: a discussão da agenda da aprendizagem, que é uma prioridade para todos os secretários da Educação neste momento no Brasil; o segundo ponto é discutirmos ações relacionadas ao consórcio nordeste recentemente criado pelos nossos governadores nordestinos, uma união de todos os nove governadores da região para fortalecer ações em diversas áreas e uma das áreas priorizadas foi a educação, onde a gente discute hoje as possibilidades de parcerias no âmbito do consórcio nordeste e também uma discussão forte sobre o regime de colaboração. Não apenas colaboração entre estados, mas para a nossa Educação Básica no Brasil avançar, é muito importante também construir parcerias com os municípios. Então, a gente  discute hoje algumas boas práticas que vários estados estão desenvolvendo ao longo do tempo e a gente quer também avançar neste sentido porque a educação ganha como um todo, não apenas quando as redes estaduais se desenvolvem, mas também quando as redes municipais se desenvolvem”.
 
Secretário da Educação de Alagoas – José Luciano Barbosa da Silva
 
“Este encontro é muito importante e queria parabenizar o secretário da Bahia, Jerônimo Rodrigues, pela iniciativa para que nós viéssemos aqui, pois temos muita coisa em comum, principalmente o financiamento da educação e a gente precisa discutir novas bases levando em consideração a experiência que nós tivemos ao longo desse tempo. A gente quer aprofundar e ver de que forma a gente pode melhorar o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, porque um dos grandes problemas que nós temos no Brasil é a Educação”.
 
 
Subsecretário da Educação do Maranhão – Danilo Moreira
“Para nós do Maranhão essa reunião é de extrema importância porque aqui é uma consequência do consórcio de governadores da região Nordeste e nós temos bastante coisas para apresentar de resultados educacionais do Maranhão com relação à elevação do IDEB, melhorias na infraestrutura, mas acima de tudo, nós temos muita coisa que aprender com os ostros Estados e eu acho que esse esforço conjunto dos secretários de Educação vai servir de exemplo para o Brasil, para que a gente possa fortalecer a aprendizagem, a educação pública e a diversidade na escola como uma maneira de desenvolvimento econômico e social”.
 
Secretário da Educação do Piauí - Ellen Gera de Brito Moura
“Esta reunião com os demais secretários da região Nordeste é muito importante para alinharmos pautas comuns para que a gente possa junto com os governadores do consórcio do Nordeste, defender a Educação da nossa região no cenário nacional”.
 
Secretária da Educação do Ceará – Eliana Nunes Estrela
“Este é um momento muito importante para nós que somos secretários e que estamos unidos querendo cada vez uma educação melhor para as nossas crianças e jovens. É um diálogo onde a gente constrói por meio de ideias e experiências exitosas de vários estados e, neste momento, compartilhamos, defendemos, nos ajudamos e nos apoiamos. O Estado do Ceará, como todos sabem, é conhecido como referência nacional e tem um bom IDEB, mas nós não estamos confortáveis nesta situação não, nós precisamos avançar cada vez mais e o nosso governador e vice têm a Educação realmente como prioridade, conduzida com muita maestria e muito zelo pelas nossas crianças e juventude e um dos nossos programas que eu apresentei aqui para os demais foi o nosso regime de colaboração entre o Estado e os municípios até porque entendemos que Educação é rede única e, por isso, temos esse regime de colaboração desde 2007”.
 

Notícias Relacionadas