Secretários Estaduais de Educação discutem em João Pessoa financiamento da Educação Básica

Fotos: Eduardo Colin - Ascom/Consed
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), realiza nestes dias 26 e 27 de junho, em João Pessoa, sua segunda reunião ordinária de 2019. Um dos principais assuntos da pauta é a formalização da proposta dos secretários para a reestruturação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Professores (FUNDEB). O Congresso Nacional tem até o final do ano para aprovar uma proposta de emenda à constituição que torne o fundo permanente. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o coordenador de Projetos Estratégicos, Marcius Gomes, participam da atividade.
 
O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a importância deste debate. "Nesta reunião ordinária, eu destacaria esse momento estratégico para  aprofundarmos a definição dos pontos comuns e que dialogam com a carta dos governadores sobre o FUNDEB, para a posição dos governadores, e reafirmar isso, garantir que o CONSED, junto com a Undime, tenha um protagonismo, porque nós lidamos diretamente na relação com o diálogo com segmentos que trabalham com Educação. Então,  acho que esse momento só enriquece a relação entre os secretários, fortalecendo naturalmente o papel do CONSED no dia a dia das secretarias”.
 
O secretário de Educação da Paraíba, Aléssio Trindade, anfitrião da reunião, aproveitou o encontro para apresentar projetos e resultados da gestão estadual na área, com a participação de alunos, professores e gestores. No Consed, Aléssio é o coordenador de duas frentes de trabalho que envolve técnicos de todos os estados: Frente de Currículo e Novo Ensino Médio e Frente de Inovação e Tecnologia.
 
Além dos secretários estaduais, participaram da reunião parceiros do terceiro setor e representantes do Ministério da Educação. O secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, apresentou os resultados do planejamento estratégico da SEB, construído em parceria com o CONSED e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), para os próximos anos.
 
“É com grande alegria que chegamos à Paraíba em um momento tão importante para a Educação Pública brasileira. Temos muito a aprender com a experiência do secretário Aléssio, que nos últimos anos tem demonstrado bastante comprometimento com as atividades do CONSED e com a construção de políticas públicas que vão nos ajudar a melhorar os resultados do ensino e da aprendizagem no país”, destacou a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do CONSED, Cecilia Motta.
 
Comunicação como instrumento de gestão
A utilização da Comunicação como instrumento estratégico de gestão também esteve em pauta do primeiro dia do evento. O Secretário de Educação de Sergipe, Josué Modesto, falou sobre a experiência no seu estado e, para isso, contou com a participação da Assessora de Comunicação da Educação de Sergipe, Gleice Queiroz. Gleice detalhou o projeto desenvolvido por sua equipe no Estado, o Ascom Itinerante. O projeto aproximou a assessoria das escolas. “Nós somos a assessoria de comunicação da escola, destacou a jornalista, que se diz militante da comunicação pública.
 
Fonte: Ascom/CONSED

Notícias Relacionadas