Segunda etapa de coleta de dados do Censo Escolar tem início nesta segunda-feira

Desde a segunda-feira (03/02), diretores e dirigentes das unidades escolares das redes públicas federal, estadual, municipal e privada devem realizar a segunda etapa do Censo Escolar 2013 – Situação do Aluno, que levanta as informações de rendimento e movimento do estudante no final do ano letivo. O trabalho de coleta de informações, que segue até 20 de março, é desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais e municipais, que trabalham em cooperação com as escolas.

Para realizar o preenchimento, é necessário acessar o Sistema Educacenso e preencher os dados solicitados da situação do aluno. Confira no Portal da Educação a lista de documentos necessários para a realização do cadastro.

Políticas educacionais – O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil, realizado desde 1991 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais.

É com estas informações que o Ministério da Educação gerencia programas como o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Alimentação na Escola, Programa do Livro Didático, Programa Brasil Alfabetizado, recursos diretos na escola e PDE. As informações declaradas também são usadas na composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).