Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Segunda plenária do PPA Participativo é realizada no Território do Sisal
Em continuidade à elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA-P) 2012-2015, o Governo do Estado realizou mais uma consulta pública nesta quinta-feira (7). O encontro aconteceu na Associação Atlética do Banco do Brasil de Serrinha, no Território de Identidade do Sisal, com a presença de 280 pessoas.
Na plenária foram colhidas propostas para as ações do estado nas áreas de Educação, Saúde, Agropecuária, Infraestrutura, Segurança, Cultura e Meio ambiente. Para cada um desses temas, as lideranças locais, representantes de entidades da sociedade civil e moradores do território de identidade, apresentaram as demandas e apontaram as prioridades.
Ao final do encontro foram listadas as principais sugestões para o PPA-P de todo o estado, que vai servir de base ao Plano Plurianual - planejamento do Governo do Estado para os próximos quatro anos -, onde estão definidas as diretrizes que serão detalhadas nas Leis Orçamentárias Anuais (LOAs) permitindo ao governo gastar melhor os recursos públicos.
O secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, que coordenou o encontro, destacou a importância da participação popular na tomada de decisões dos gestores públicos e convocou a população a participar das próximas consultas a serem realizadas até o fim de maio em todos os territórios de identidade da Bahia.
“É um momento de participar, de sugerir e mostrar as prioridades para que o Estado possa implementar um planejamento mais próximo da realidade das pessoas que vivem em cada região”, destacou Zezéu Ribeiro. Também participaram da consulta pública o ouvidor geral do estado, Jones Carvalho, e o chefe de Gabinete da Secretaria da Saúde, Washington Couto, que representou o secretário Jorge Solla.
Além de Serrinha e Feira de Santana, que já sediaram consultas públicas, o PPA-P terá plenárias em Itaberaba, Jequié, Santa Maria da Vitória, Ibotirama, Barreiras, Macaúbas, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jacobina, Mutuípe, Eunápolis, Itapetinga, Ilhéus, Valença, Guanambi, Senhor do Bonfim, Seabra, Alagoinhas, Irecê, Paulo Afonso, Riachão do Jacuípe, Cipó e Cruz das Almas.
Metodologia - Para otimizar os trabalhos, a consulta pública é dividida em grupos para discussão de temas específicos. Inicialmente cada grupo traça um diagnóstico com as informações que dispõe. Em seguida, no debate, apontam sugestões de políticas públicas para o planejamento do Governo do Estado.
“A idéia é trabalhar pensando no médio prazo, em problemas que sejam de todos e soluções duradouras com impacto em toda a região, que dessa forma sai fortalecida”, explica o coordenador do PPA-P, Mario Sebastião.
A população também pode participar da elaboração do Plano Plurianual pela internet, telefone da Ouvidoria 0800-284-0011, SACs e Centros Digitais de Cidadania.
Necessidades - Os organizadores da consulta pública do PPA-P 2012-2015 no Território do Sisal consideraram excelente a participação popular no encontro. Depois de um dia de debates foi definida uma série de sugestões para o documento final do encontro.
Na Saúde, a principal preocupação é com os serviços de urgência e emergência. Foi sugerido que os repasses de verbas sejam condicionados à existência de conselhos locais de saúde.
Segundo o chefe de gabinete da Secretaria da Saúde, Washington Couto, a implantação do Samu Regional permitirá a melhoria do serviço. “A regionalização encaminha para a mesma central todas as solicitações e melhora bastante o serviço. É uma alternativa para a solução do problema”, disse.
Em Educação, os principais anseios dos moradores são um campus universitário e a ampliação do Centro de Ensino Científico. Também ficou registrada a necessidade de ampliar o transporte escolar e o Programa Mais Educação.
Para a coordenadora do grupo de trabalho do PPA-P, Gilca Carneiro, “o encontro foi proveitoso. Agora fica a certeza que demos um grande passo no sentido de mostrar ao Governo do Estado que tipo de políticas queremos, onde queremos e porque queremos.”
Melhorias - Realizada em 2007, a consulta pública para o primeiro PPA-P definiu ações importantes do Governo do Estado, em Serrinha e região. Na área de Infraestrutura foi recuperada a BA – 409, que liga o município à cidade de Valente. Também foi apontada a necessidade de obras de saneamento básico que estão sendo executadas.
Fonte: Agecom
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro