Seminário discute a reformulação do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos

O Seminário Educação em Direitos Humanos nos Cursos de Licenciatura – Uma Relação a ser Trabalhada, promovido pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), reuniu, na manhã desta segunda-feira (18/11), profissionais e gestores atuantes nesta área, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O evento, que foi transmitido por videoconferência para todo o Estado da Bahia, é uma parceria da SJCDH, por meio do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e pretende contribuir para a reformulação do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos.

Fotos: Rúbia de Oliveira ASCOM/SJCDH
Na abertura oficial do evento, o secretário Almiro Sena, ao lado da Diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Marita Souza, da Superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Amélia Maraux, da integrante do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, Alda Pepe, e do superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJCDH, Ailton Ferreira, entre outros, reafirmou a importância de levar o tema Direitos Humanos para a universidade. Segundo ele, a inclusão desta disciplina nos cursos de licenciatura, além de contribuir para a humanização do ensino e a profissionalização dos professores, vai imprimir qualidade na formação dos cidadãos que farão o futuro da sociedade.

Para Amélia Maraux, é preciso avançar nas perspectivas de formação continuada nas diversas áreas. “Avançar no conteúdo da formação dos professores é o mesmo que valorizá-los, e essas iniciativas são firmemente apoiadas pela Secretaria da Educação”.

No final da manhã, o professor Antônio Caruso Ronca, relator das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, proferiu a palestra “Desafios da Educação Superior sob a Ótica das Diretrizes Nacionais em Direitos Humanos.

À tarde, os participantes assistiram às palestras dos professores José Bites de Carvalho, da Universidade Estadual da Bahia – Uneb, e Adélia Pinheiro, reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, do cineasta Pola Ribeiro e do promotor Clodoaldo Anunciação. Também foram realizadas oficinas temáticas sobre educação básica, ensino superior, educação não formal, segurança pública e educação e mídia, sempre sob a ótica dos Direitos Humanos.

Fonte: Ascom - Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Notícias Relacionadas