Seminário territorial em Serrinha debate a Educação Profissional e Tecnológica

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gestores públicos, educadores, estudantes e representantes do setor produtivo participaram, nesta sexta-feira (09/03), do II Seminário Territorial de Educação Profissional, no município de Serrinha, localizado na região do Sisal (182 km de Salvador). O evento, realizado pela Secretaria da Educação do Estado (Sec), aconteceu no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sisal, e debateu sobre a oferta, demanda e qualificação dos cursos técnicos de nível médio, além da inserção dos estudantes no mundo do trabalho.
 
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Libânio, da Secretaria da Educação do Estado, falou da importância do debate para somar esforços na ampliação da oferta de cursos. “A ideia é realizarmos uma avaliação para termos o verdadeiro conhecimento sobre as verdadeiras necessidades da região, referentes a demandas por cursos. Além do estado, temos ofertas do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) e do Sistema S. Com isso queremos unir ações para que o município receba a oferta de cursos. Então o objetivo é realizar uma integração das redes nacionais de aprendizagem para atender todos os municípios dos 27 Territórios Identidade, ouvindo a sociedade civil, e trazendo mais eficiência para o processo de formação do estudante”, contou.
 
Fotos: Claudionor Jr
Durval, que representou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, na atividade, também falou sobre as oportunidades no mundo do trabalho que devem ser promovidas aos estudantes. “O estado vem realizando uma excelente iniciativa com o Programa Primeiro Emprego, oportunizando aos concluintes assinar sua primeira carteira de trabalho. Mas para além dos órgãos do Governo, que vem suprindo essa demanda, o governador Rui Costa e o secretário Walter Pinheiro vêm fazendo um esforço enorme para atrair empresas que comprem a ideia do Primeiro Emprego, o que é bastante importante para incentivar a caminhada profissional de nossos estudantes”, declarou.
 
A vice-diretora do Mundo do Trabalho, Jackeline Lisboa, do CETEP do Sisal, destacou ser fundamental discutir a identidade territorial para o fortalecimento da Educação Profissional. “A participação dos atores sociais que representam o território é de grande importância para a gente estar fazendo essa parceria, observando e vendo o crescimento da Educação Profissional. Atualmente temos 1400 estudantes em 11 cursos, entre eles, Enfermagem, Administração, Serviço Público, e mais recentemente Nutrição, que foi ofertado dentro desta característica de conhecermos o perfil da região e do arranjo produtivo, onde percebemos uma demanda por esse curso técnico”, explicou.
 
O estudante Flávio Matos, do curso técnico de nível médio em Logística, ressaltou a necessidade de debates que tragam um novo olhar sobre os cursos técnicos. “Ficamos muito gratos desse seminário está acontecendo na nossa região para que esteja, cada vez mais, abrindo portas para os estudantes. Nós vemos uma grande quantidade de formados em nosso município e precisamos atrair os empresários para perceber a importância de absorver essa mão de obra bastante qualificada” disse.
 
Já estudante Estefane Santana, estudante do curso técnico de nível médio em Meio Ambiente, salientou que “precisamos de espaços como esse para discutir sobre o aperfeiçoamento da Educação Profissional. E com a nossa formação estamos levando para o mundo do trabalho inovações e conhecimentos atualizados que podem contribuir para qualquer empresa. Tive a oportunidade de estagiar por seis meses, e não há dúvida que a teoria tem que está vinculado à prática”, enfatizou.
 
 

Notícias Relacionadas