Seminário virtual homenageia os 120 anos do educador baiano Anísio Teixeira e 100 anos de Florestan Fernandes

Palavras-chave:
Gestores, parlamentares e educadores participaram, nesta quarta-feira (22), de um seminário virtual em homenagem aos 120 anos do educador baiano Anísio Teixeira e aos 100 anos do sociólogo Florestan Fernandes. Durante o encontro, foi debatido o extenso trabalho realizado pelos estudiosos na valorização da  educação como forma de transformação e inclusão social.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do trabalho do baiano Anísio Teixeira. "A contribuição de Anísio tem dois marcos fundamentais. Um sistema nacional de educação em regime de colaboração entre União, Estado e município, incluindo o financiamento estruturado por leis e orçamento, pois não se faz educação sem dinheiro. E isso foi mostrado pela mobilização da sociedade na aprovação do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Porque entendemos que qualquer investimento na educação é pouco, caro para a gente é a ignorância e o analfabetismo. Outro aspecto é a Educação Integral, que promove uma formação completa aliada a oficinas, esporte e cultura com o envolvimento da família e comunidade", afirmou.
 
Segundo o deputado federal João Carlos Bacelar, mediador do seminário, a homenagem resgata o trabalho dos estudiosos. "É importante estarmos celebrando a vida e obra destes educadores que continuam sendo influentes na valorização da educação. Anísio deixou um legado importante para várias gerações por meio da Escola Parque, modelo de educação gratuita, pública e integral replicado em vários estados do Brasil. E o professor e sociólogo Florestan Fernandes se destacou como deputado federal e sua atuação política se deu a favor da redução da desigualdade social no Brasil e da melhoria da educação pública".
 
O professor Carlos Teixeira, filho de Anísio, falou sobre a homenagem. "Após 49 anos da sua morte, comemoro com muita alegria que o legado do meu pai seja lembrado e celebrado com tanto entusiasmo", disse. 
 
O presidente da Fundação Anísio Teixeira, Julianos Matos, ressaltou o trabalho da instituição. "Temos o desafio de manter a obra e resgatar as premissas anisianas. Também debatermos como fazer a Educação Integral nos dias de hoje com a realidade do acesso à tecnologias. O objetivo é sempre buscarmos fortalecer o trabalho do educador baiano", afirmou.
 
Para o professor Daniel Cara, da Universidade de São Paulo (USP), esta homenagem fortalece a memória dos educadores. "O Brasil tem o hábito de encarcerar a nossa memória porque ela é revolucionária. É o dever de quem busca uma educação pública de qualidade  valorizar e resgatar o trabalho destes dois fundamentais educadores que são Anísio Teixeira e Florestan Fernandes.  
 
Ainda estiveram presentes no seminário virtual os deputados federais Rosa Neide e Ivan Valente e os professores Catarina Almeida (UnB) e Diogo Valença (UFRB).

Notícias Relacionadas