Seminários Territoriais discutem a reforma do Ensino Médio em Valença e Santo Antônio de Jesus

Palavras-chave:
 
Dois Núcleos Territoriais de Educação (NTE) sediaram, nesta terça-feira (14), a plenárias do Ciclo de Seminários Territoriais: “Ensino Médio em debate”. A atividade aconteceu nas cidades de Valença (NTE 06) e Santo Antônio de Jesus (NTE 21), com o intuito de dar continuidade às ações de fortalecimento da Política Educacional do Ensino Médio, respeitando às especificidades e singularidades dos Territórios de Identidade da Bahia.  
 
Na programação, mesas redondas voltadas para as temáticas em torno da reforma do Ensino Médio e, ao final, um bate-papo sobre os desafios das “Novas Arquiteturas Curriculares para o Ensino Médio”. A Diretora de Ensino Médio, Tereza Farias, destaca a importância da participação de todos os envolvidos com a educação. “Acho bom afirmar que estamos com a representação de cada escola, de todos os municípios que compõe o território, uma vez que precisamos dialogar, conversar com as singularidades e especificidades do território, afim de começar a levantar as possibilidades do que eles irão escolher para adotar nessa parte flexível do currículo”, declara a diretora que acrescenta a participação do Conselho Estadual da Educação no seminário. 
 
“Também quero destacar que hoje tivemos a participação da Conselheira Estadual de Educação, Cláudia Moura, e de representantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). E que essas participações são importantes para mostrar os desafios que essa reforma no Ensino Médio vai implicar na formação inicial de professores e na normatização da estrutura curricular, do âmbito do Conselho Estadual de Educação”, finaliza. 
 
Em Valença, o seminário aconteceu no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, e contou com a presença de professores, coordenadores pedagógicos, líderes de classe, representantes do Conselho Estadual de Educação, do Conselho Municipal de Educação e de técnicos do NTE. “O seminário foi muito enriquecedor. Os estudantes participaram ativamente e relataram que querem uma escola que fortaleça a formação da identidade e o que querem um currículo que seja de acordo com as especificidades e realidade do território”, relata a diretora do núcleo, Flordolina Angelica. 
 
Para a Coordenadora Pedagógica Joelma França, do Colégio Estadual Professor Neilton Lima Moreira, em Igrapiúna, 320 Km de Salvador, no Sul do Estado, é fundamental que a escola seja um espaço democrático, com diálogos e decisões com a participação dos estudantes. “O evento foi muito bom e interessante. O assunto é muito vasto, muita coisa foi pontuada e esclarecida. Esse diálogo deveria ser estendido para as escolas”.  
 
Na cidade de Santo Antônio de Jesus, a 190 Km de Salvador, no Recôncavo, o evento foi realizado no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. Participaram das mesas de debates para discutir as temáticas: “Qual o Ensino Médio que queremos? ”, “O que nos aponta a reforma do Ensino Médio sobre currículo” e “ Qual o Ensino Médio que temos? ”, estudantes, professores das Universidades da região, da rede estadual, técnicos da Secretaria da Educação e do Núcleo. 
 
Segundo o gestor do Colégio Estadual Juracy Magalhães, em Salinas das Margaridas, a 270 Km de Salvador, é extremamente importante trazer a luz essas informações com a participação da sociedade. “É importante que os órgãos competentes tragam informações precisas do que realmente haverá de mudança. Porque as pessoas cobram tanto por mudanças, mas quando ocorre a primeira sinalização de mudança há resistência. Sabemos que há pontos positivos que precisam ser mantidos, e pontos negativos, da própria mudança, que precisam ser alterados, e que deve existir, também, uma flexibilidade para que cada território possa se adequar a sua realidade”, pontua. 
 
A série reunirá, até dezembro, professores, estudantes, gestores educacionais e coordenadores pedagógicos da rede estadual, além de representantes de instituições ligadas à Educação de todos dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), para ampliar o debate sobre o tema que vem sendo fomentado pela Secretaria desde o ano passado, de modo territorializado, buscando elementos construtivos para a elaboração das novas arquiteturas curriculares para o Ensino Médio. 
 
Ainda esta semana, o ciclo de seminários será realizado na quinta-feira (16), em Eunápolis (NTE 27), no Sul do Estado, no Colégio Estadual Doutor Clériston Andrade e em Ribeira do Pombal (NTE 17), no Nordeste do Estado, no Hotel A Kascata. 
 
Confira a programação completa:
 
Novembro
16 - NTE 17 (Ribeira do Pombal) e NTE 27 (Eunápolis) 
28 - NTE 02 (Bom Jesus da Lapa) e NTE 08 (Itapetinga) 
29 - NTE 20 (Vitória da Conquista) 
30 - NTE 22 (Jequié) e NTE 23 (Santa Maria da Vitória) 
 
Dezembro
04 - NTE 19 (Feira de Santana) e NTE 26 (Região Metropolitana de Salvador) 
05 - NTE 01 (Irecê), NTE 18 (Alagoinhas), NTE 03 (Seabra) e NTE 04 (Serrinha) 
06 - NTE 10 (Juazeiro), NTE 12 (Macaúbas) e NTE 07 (Teixeira de Freitas) 
07 - NTE 16 (Jacobina), NTE 13 (Caetité), NTE 11 (Barreiras), NTE 14 (Itaberaba), NTE 05 (Itabuna) e NTE 15 (Ipirá) 
11 - NTE 09 (Amargosa) 
12 - NTE 25 (Senhor do Bonfim) 
 

Notícias Relacionadas