Serrinha sedia Seminário Interterritorial da Educação Profissional

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nesta sexta-feira (11/4), no município de Serrinha, a sétima edição do Seminário Interterritorial da Educação Profissional, abrangendo os Territórios de Identidade do Sisal, da Bacia do Jacuípe e do Portal do Sertão. O evento acontece até às 17h30 na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

O Seminário objetiva apresentar à sociedade e ao poder público os avanços quantitativos e qualitativos alcançados com a implantação da Educação Profissional como política pública de Estado, em especial, nos Territórios de Identidade envolvidos. Esses Territórios, entre 2007 e 2013, apresentaram um crescimento de 587,9% no numero de matrículas. Em 2007, eram apenas 988 matriculados e, em 2013, já eram 6.797 alunos matriculados em três cursos de qualificação profissional e 32 cursos técnicos de nível médio, em 15 municípios.

Na oportunidade, também estão sendo apontados os caminhos para a ampliação da Educação Profissional na Rede Estadual, cuja matrícula contemplou, em 2013, 69 mil estudantes, em 123 municípios de todos os 27 Territórios de Identidade.

Participação popular – O evento reúne diferentes atores sociais que discutem e apresentam proposições a partir de grupos de trabalho. Entre eles, representantes da sociedade civil, associações, cooperativas, sindicatos de trabalhadores e patronais, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, além de representantes dos poderes públicos (Governos Federal, Estadual e Municipal), do Legislativo, Judiciário e representantes do Setor Educacional que atuam na Educação Profissional.

Danuzia Maria de Oliveira, diretora do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (Cetep), em Serrinha, fala sobre a importância do Seminário. “Está não é só uma atividade para discutir meios de ampliação desta prática de forma efetiva como política pública educacional, mas, também, para avaliar as ações que vêm sendo desenvolvidas pelos Centros de Educação Profissional, e possibilitar a troca de experiências entre os atores presentes”, disse.

Jivaldo Oliveira, diretor da Diretoria Regional de Educação de Serrinha (Direc 12), destacou o evento como estratégico para apontar os novos caminhos da Educação Profissional no Estado. “O Seminário é uma iniciativa relevante, que possibilitará discutir as demandas futuras desta política pública que é a Educação Profissional, e, consequentemente, fortalecê-la para o benefício dos jovens e trabalhadores, bem como para o desenvolvimento do Estado da Bahia”, disse.

Além da discussão das demandas futuras de cursos, os participantes discutem sobre o acesso, a permanência e a conclusão dos estudantes adolescentes, jovens e adultos, para que estes tenham maiores oportunidades de emprego, trabalho e renda, permanecendo em seus locais de origem, contribuindo e se beneficiando do desenvolvimento do seu Território.