Servidores da Educação realizam balanço sobre ações na área de Recursos Humanos

Com cerca de 60 mil servidores, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta segunda-feira (16), um balanço das atividades realizadas, em 2019, no âmbito da Superintendência de Recursos Humanos (SUDEPE). A atividade reuniu todos os colabores da SUDEPE, no auditório da SEC. Na oportunidade, foram abordados avanços alcançados e também os desafios e perspectivas para o ano de 2020.

No encontro foram destacadas iniciativas que contribuíram para melhorar o ambiente escolar e as rotinas dos educadores da rede estadual de ensino. Dentre as questões apontadas, estão a convocação e nomeação de mais de 3 mil professores e coordenadores pedagógicos concursados, além da realização dos processos seletivos pelo REDA, para diferentes áreas como Educação Escolas Indígena, do Campo e Educação Profissional.

Fotos: Josenildo Jr
Também foram apresentados dados sobre promoções e progressões, liberação de licenças prêmios e sobre a implantação e adequações no RH Bahia, onde foram lançados mais de 20 mil atos relativos à vida funcional dos servidores. Ações do Programa de Valorização e Saúde do Professor também foram citadas. Neste ano, o programa promoveu mais de 1.500 atendimento individualizados no SAC Educação, além de 24 mil atendimentos nas unidades escolares da capital e do interior.

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, falou sobre a importância da integração da SUDEPE com todos os outros setores da SEC e destacou o empenho dos colabores que atuam diretamente na área. “É como se a SUDEPE fosse o coração da SEC, pois precisa dar sangue e bombear para si o sangue das outras superintendências. Este trabalho integrado é fundamental para os recursos humanos. Olhando os dados de 2019, é muito bom perceber o quanto pudemos, enquanto equipe, construir esta agenda positiva e que teve o esforço de cada um. Neste ano, foi feita a adequação do Sistema RH, cumprimos metas de aposentadoria, de progressão e estamos com todos os nossos atos e portarias sendo publicados em tempo hábil. E isso tudo nos dá um fôlego e uma motivação para começarmos 2020 com mais planejamento e tranquilidade”, afirmou.

O encontro foi marcado pela emoção da servidora e psicopedagoga Darci Rocha, que atua no Posto de Atendimento ao Servidor (PAS), e que, depois de três décadas de trabalho na SEC, fez uma despedida emocionada aos colegas. “Eu tenho 39 anos nesta casa e estou saindo com profunda gratidão por vocês que estão aqui e por todos aqueles que passaram por aqui. É um caminhar de muito trabalho, amor, determinação, respeito e dedicação. E o que eu quero deixar de mensagem é que todos vocês são importantes. Se vocês entraram aqui neste auditório e encontraram o ambiente limpo, é porque alguém esteve aqui antes para preparar isto para vocês. Então, esta é a nossa casa, esta é nossa família e precisamos cuidar uns dos outros”, afirmou, ao ser homenageada com muitos aplaudos dos colegas.