Servidores da SEC participam de debate sobre os desafios da mulher no ambiente de trabalho

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) vem realizando uma série de atividades com os servidores para debater temas ligados à campanha Março Mulher. Com oficinas, palestras e rodas de conversa, os encontros contam com a participação de uma equipe multidisciplinar, incluindo fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, educador físico e nutricionista. Nesta quinta (15), a psicóloga Marta Campos realizou um debate com o público sobre a “valorização e os desafios da mulher no ambiente de trabalho”.

O encontro, realizado no auditório da SEC, também foi uma oportunidade para compartilhar histórias de vida e para refletir em conjunto sobre elas. Para a técnica administrativa Keisle Catarine, a programação está sendo atrativa, valoriza a mulher e serve como um espaço seguro para desabafos, diálogos reflexões. “Como mulher enfrento inúmeros desafios. Tenho receio de ser assediada no transporte público, preciso conciliar as atividades do mundo profissional com as atribuições de casa, cuido do meu lar e família. É uma jornada múltipla. Além de tudo, temos que lutar contra os preconceitos e as desigualdades de gênero. Encontros como o de hoje ajudam a reunir forças para conseguirmos superar esses desafios”.

De acordo com Marta Campos, o debate é fundamental nos ambientes de trabalho. "Faz-se necessário que as empresas construam espaços respeitosos e qualificados para o debate sobre a participação feminina no campo do trabalho. Ainda existem muitos desafios que nós, mulheres e trabalhadoras, vivenciamos e que impactam em nossa saúde mental e no nosso cotidiano. Dialogar sobre isso abertamente é promover cuidado, mas, sobretudo, uma atuação ética e política em prol da equidade e uma experiência mais digna nos setores produtivos".

As atividades continuam na próxima quarta-feira (16), com transmissão no YouTube do Instituto Anísio Teixeira (IAT), com a palestra “Violência contra a mulher: como identificar e combater?”, ministrada pela major da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), Teresa Raquel, e pela assistente social Beatriz Portela. No dia 17 de março, às 12h30, no auditório da SEC, será exibido o filme “O diabo veste prada”. A programação será encerrada no dia 24 de março, no mesmo horário e local, com a exibição do filme “Para sempre Alice”.