Técnicos da Educação conhecem programa sobre Escolas Transformadoras

Palavras-chave:
Foto: Emerson Santos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Técnicos da Secretaria da Educação do Estado tiveram a oportunidade de conhecer, nesta sexta-feira (2), as experiências e ações desenvolvidas pelo Programa Escolas Transformadoras, que é desenvolvido pela organização mundial Ashoka em parceria com o Instituto Alana. O programa visa identificar, conectar e apoiar escolas com práticas inovadoras na formação de crianças e jovens como agentes de transformação.
 
Segundo o coordenador do programa no Brasil, Antônio Lovato, o programa é realizado em mais de 30 países. “A proposta é reconhecer as escolas que são transformadoras e, junto a elas e uma comunidade de ativadores, poder influenciar determinados setores da sociedade, especialmente políticas públicas e a formação de educadores”, afirma.
 
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto, destaca que a importância deste debate para a rede estadual e anuncia uma série de atividades que serão realizadas em conjunto. “No mês de agosto será realizado um primeiro workshop voltado para os nossos pedagogos que foram selecionados no programa de intervenção pedagógica da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, serão compartilhadas experiências em unidades escolares que já utilizam essa prática de escolas transformadoras e, depois, será promovido um workshop ampliado para os nossos coordenadores pedagógicos de toda rede de Educação Profissional”, destaca.
 
A representante do Instituto Alana,Raquel Franzim acredita “que um dos caminhos da transformação social é por meio da educação envolvendo escolas, comunicadores, empreendedores sociais, especialistas de educação e a sociedade de um modo geral”.

Notícias Relacionadas