Técnicos do Primeiro Emprego irão auxiliar na fiscalização da alimentação escolar

Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação
Técnicos em Alimentação, Cozinha e em Nutrição e Dietética formados pela rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica, que foram beneficiados pelo Programa Primeiro Emprego, participaram, nesta sexta-feira (9), de um treinamento de boas práticas para auxiliar na fiscalização da alimentação escolar nas escolas da rede estadual. A atividade, realizada no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), é uma parceria da Secretaria com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal da Bahia (CECANE-UFBA).
 
De acordo com a nutricionista e membro da CECANE, Lílian Santos, o encontro tem o objetivo de atualizar as equipes técnicas sobre inspeção de escolas conforme o Programa de Alimentação Escolar. “Os técnicos irão verificar o controle de qualidade e o acesso do alimento aos estudantes, ou seja, se esse direito está sendo garantido e em quantidade e qualidade suficientes para o atendimento às necessidades nutricionais”, explica.
 
Para a técnica Alimentos, Maria da Penha Pereira, 52, que está trabalhando no Colégio Estadual Professora Noemia Rego, em Salvador, o treinamento é muito importante para aprimorar os conhecimentos. “Depois de 30 anos parada eu voltei a estudar, concluí o meu curso e, hoje e estou adorando exercer a minha profissão. Eu quero fazer tudo de forma correta e este treinamento vai ajudar muito nas atividades do trabalho”, diz entusiasmada.
 
A técnica em Cozinha, Edneide da Paz, 44, que trabalha no Colégio Estadual Artur de Sales, acredita que “o treinamento especifico é fundamental para que a gente melhore a nossa prática ao auxiliarmos as merendeiras na manipulação e preparação dos alimentos de forma higiênica e segura”, afirma.

Notícias Relacionadas