Técnicos dos Núcleos Territoriais de Educação participam de encontro para avaliar o Censo Escolar 2018

Técnicos dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), além de servidores da Coordenação de Legalização e Orientação das Unidades Escolares e da Superintendência de Gestão da Informação (SGINF), participaram, nesta quinta-feira (22), do Encontro de Avaliação do Censo Escolar, realizado pela Secretaria da Educação do Estado. O evento, que se estende até sexta (23), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), tem como objetivo analisar as atividades realizadas na primeira etapa do Censo Escolar 2018, para melhorar a qualidade de informação da rede de ensino (municipal, estadual e privada), e os resultados alcançados.

A primeira fase do Censo Escolar 2018 foi iniciada com um treinamento de 834 técnicos responsáveis pela coordenação do Censo Escolar no âmbito nos NTEs e das Secretarias Municipais de Educação, nos 417 municípios baianos. Nessa etapa, encerrada em setembro, foram visitadas 305 escolas, sendo 65 estaduais e 240 municipais. A superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação do Estado, Cristiane Ferreira, relatou que há dois anos é realizado o trabalho de qualificação de informações para o Censo Escolar de forma diferenciada. “Nossos técnicos dos NTEs foram sensibilizados para a importância das informações qualificadas no sistema para gerar ganhos na política educacional. Eles vão a campo, dando um aporte a nossas atividades, impactando na fidedignidade da informação”.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/ Educação
Durante o encontro, a gestora destacou, ainda, que foi realizado um trabalho com a rede paralisada no Educacenso (sistema informatizado de levantamento de dados do Censo Escolar, do Ministério da Educação) de 2007 a 2017 de forma cumulativa, ou seja, as escolas que não contribuem com informações para o Censo Escolar, mas não saíram do sistema. “Nosso objetivo foi regularizar as unidades escolares com a situação de funcionamento paralisada. Tínhamos mais de sete mil escolas com esse status há mais de dez anos e conseguimos limpar quase 50% delas”.

Presente no evento, a técnica do NTE 18 (Alagoinhas), Sandra Ismênia, avaliou como positivo o trabalho feito no seu território. “A equipe da Secretaria nos deu o suporte para que tivéssemos bons resultados, alcançando o objetivo da nossa tarefa que foi trazer informações de qualidade sobre dados estatísticos, quantitativo de alunos e evasão escolar, entre outros dados”.

Visita às escolas – As visitas às escolas com Taxa de Risco (TR) também fizeram parte do trabalho da equipe do Censo Escolar, conforme explica a coordenadora de Informação da Secretaria da Educação do Estado, Ilza Patrícia. A unidades com TR são aquelas que não apresentam informações de qualidade, podendo indicar para o Censo Escolar uma subestimação ou superestimação de matrículas, advertindo sobre a possibilidade de erro de declaração. Informações inadequadas vão gerando riscos para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em relação à qualidade das mesmas. “Em 2017, tínhamos 119 escolas com Taxa de Risco e, este ano, baixamos para 99. Isto é muito significativo. Tínhamos municípios, por exemplo, com a Taxa de Risco 20, de acordo com o INEP e hoje tem 1. Alguns saíram da TR 12 para zero”.

A coleta dos dados e atualização cadastral de escolas, turmas e estudantes, bem como informações sobre o programa Bolsa Família – que são bases de dados importantes para a geração de políticas públicas, de dados e de estatísticas para a Educação do Estado – foram algumas das atividades da primeira fase do censo. Também foi realizado o Diálogo com Gestores, entre 30 de julho e 28 de setembro, visando a formação dos secretários escolares e dos técnicos do Sistema de Gestão Escolar (SGE) das unidades escolares estaduais para a manutenção do SGE e do Censo Escolar, com a participação de 1.904 servidores.

Censo Escolar – A realização do Censo Escolar visa um levantamento de toda a infraestrutura das escolas, dos docentes e dos alunos, servindo como base para a transferência dos recursos federais, monitoramento das políticas públicas e para as avaliações do Ministério da Educação. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio da Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED), o Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro, para que gestores, comunidade escolar e sociedade civil possam compreender a situação educacional do país e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas. Sua realização conta com a colaboração das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.