Tomam posse novos membros do Conselho Estadual de Educação

A nova presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), Anatércia Ramos Lopes Contreiras, tomou posse em sessão especial, nesta segunda-feira (18), no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), juntamente com o vice-presidente Welington Araújo, e os recém-nomeados conselheiros. Presente na cerimônia, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, destacou que o Conselho é um órgão da Secretaria que tem autonomia e, nesta gestão, os gestores terão o desafio de garantir as conquistas sociais na Educação e o direito de aprender de todos os estudantes.

Fotos: Roberta Rodrigues Ascom/IAT
“Caberá ao Conselho Estadual de Educação o importante papel de garantir as conquistas educacionais. Temos que trabalhar juntos por um Brasil sem retorno ao passado, que continue garantindo os direitos das minorias e, principalmente, o direito de aprender de todos os estudantes”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.

A presidente empossada do CEE, Anatércia Contreiras, destacou a importância da atuação articulada do Conselho entre os três entes federados – federal, estadual e municipal. “Tomei o desafio de presidir o Conselho no biênio 2016-2018 com o compromisso de intensificar a articulação com a Secretaria da Educação do Estado e com os conselhos e fóruns para a garantia das políticas públicas que contribuam para a democratização da educação, que é uma prioridade do Governo do Estado, por meio do Programa Educar para Transformar”, discursou a gestora, destacando a modernização tecnológica do CEE e a realização de uma gestão participativa como focos de sua gestão.

Professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), onde já exerceu o cargo de coordenadora do colegiado do curso de Ciências Sociais, Anatércia Contreiras é graduada em Estudos Sociais, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), e pós-graduada (mestre e doutora) em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Conselheiros – Na mesma sessão especial, tomaram posse no cargo de conselheiros Eni Santana Barreto Bastos, Ester Maria de Figueiredo Souza, Francisco Pedro de Oliveira Junior, Luiz Paulo Almeida Neiva, Maria Tereza de Lemos Vilaça e Mere Suely Rodrigues da Silva Oliveira. A professora Eni Bastos acredita que o CEE cumpre um papel fundamental para a concretização das políticas educacionais do Estado. “Vamos trabalhar neste sentido de contribuir para a melhoria da educação, tendo sempre em vista o estudante como principal ator desse processo”.