Topa inicia formação de profissionais em Guanambi e Santo Antônio de Jesus

O Programa Todos pela Alfabetização (Topa) inicia, nesta quarta-feira (21/05), nos municípios de Guanambi e Santo Antônio de Jesus, a formação dos coordenadores de turma, alfabetizadores e tradutores/intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que estão atuando na sétima etapa do Programa nas localidades. Realizada de acordo com um cronograma que atende todas as Diretorias Regionais do Estado (Direc), a formação visa subsidiar o conhecimento pedagógico desses profissionais para atuar na alfabetização dos alunos do Topa.

A formação dos alfabetizadores e tradutores/intérpretes de Libras é concentrada em 40 horas. Já a capacitação dos coordenadores de turma chega a 54 horas. ”Essa formação é voltada para o processo de alfabetização, na perspectiva do letramento, dentro de uma concepção humanista, baseada no pensamento de Paulo Freire”, explica a coordenadora pedagógica do Topa, Maria Célia Silva Coelho. Em Guanambi, a formação será realizada pelo Instituto Imborés e, em Santo Antônio de Jesus, a capacitação fica sob a responsabilidade do Instituto Educacional do Recôncavo Baiano.

As aulas da sétima etapa do Topa começaram no dia 31 de março, em 311 municípios, com 160 mil alfabetizandos e 18.509 turmas em todo o Estado da Bahia. Trabalhando com a perspectiva de que a educação é um direito que não prescreve com a idade, o Topa já alfabetizou mais de 1,1 milhão de pessoas na Bahia.

Notícias Relacionadas