Trabalhadoras da Educação celebram o Março Mulher

A Secretaria da Educação do Estado está promovendo uma série de atividades alusivas do Março Mulher, mês marcado pelo Dia Internacional da Mulher (8). A partir da temática “Março Mulheres – Mulheres que transformam”, a iniciativa tem o objetivo de discutir os diversos espaços que a mulher ocupa na sociedade. A programação envolve palestras, debates, rodas de conversa, apresentações teatrais e musicais, exibição de filmes e desfile de turbantes, além de atividades de saúde e bem-estar da mulher, voltadas ao Programa de Valorização e Saúde do Professor.

Fotos: Josenildo Almeida e Márvila Miranda ASCOM/SEC
O público, formado, em sua maioria, por professoras, técnicas e merendeiras, participaram das atividades que promovem o empoderamento da mulher e a reflexão sobre os desafios para enfrentar questões como o machismo e a violência contra a mulher, visando uma sociedade mais igualitária.

O subsecretário da SEC, Danilo Souza, que participou das atividades nesta quinta-feira, falou sobre a importância da ação. “O processo de construção de uma sociedade mais justa passa por uma educação que privilegie toda a dignidade da pessoa humana, a dignidade das mulheres quilombolas, indígenas, negras que lutam por uma sociedade mais igualitária. Então, é preciso que este tema esteja presente em todo o momento do nosso fazer pedagógico e que também se reserve um momento para celebrar, porque é preciso animar a luta, fazer com que as pessoas se disponham a fazer esse debate sobre a desigualdade. O Brasil, como o restante do planeta, tem uma dívida com o gênero feminino, portanto é um momento de reflexão, conscientização e tomada de posição para continuarmos lutando pela igualdade entre homens e mulheres”.

Também presente na ação, a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, falou do papel da comissão que abraça diversas pautas voltadas à temática da mulher, intercalando momentos lúdicos e de reflexão. “Por isso, trazemos pessoas que abordam questões tão importantes, como o combate ao feminicídio e à violência doméstica. Com a parceria da SESAB (Secretaria de Saúde do Estado), trouxemos para um projeto que o órgão desenvolve há tempos e que consegue puxar um grande público para curtir a parte lúdica da luta”.