Trabalhadoras da Educação realizam ato em homenagem às mulheres

Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Latas de tinta recicladas serviram de instrumento para as trabalhadoras da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e membros da Marcha Mundial das Mulheres realizarem uma batucada, nesta sexta-feira (3), na entrada da sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O ato feminista integra o ‘Março Mulheres – Mulheres que transformam´, com atividades que estão sendo desenvolvidas durante todo o mês pela Secretaria, em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8), destacando os diferentes espaços que as mulheres ocupam na sociedade.
 
Com o ato, um dos objetivos é chamar a atenção para problemas do cotidiano feminino, como o machismo, o sexismo, a mercantilização do corpo, a violência doméstica e a misoginia. A técnica administrativa Camila Ferreira fez questão de participar e acredita que o ato é uma forma de institucionalizar o combate à violência contra a mulher. “Este movimento é muito importante porque traz a discussão de gênero na Secretaria da Educação que é formada basicamente por mulheres e isso serve para dizer o valor que elas têm”, afirma a trabalhadora.
 
 
Segundo Iana Aguiar, membro da Marcha Mundial das Mulheres, o ato contribui para dar visibilidade à luta e a vida das mulheres. “A batucada é uma das nossas formas de intervenção de rua onde nós gritamos e cantamos músicas que falam da realidade das mulheres. Tem um trecho que diz muito o que nós somos: se tem violência contra a mulher, a gente mete a colher e a violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer”, destaca.
 
As trabalhadoras foram homenageadas por policiais militares da 82ª CIPM, que entregaram rosas às participantes da atividade. “Gostei muito da atitude dos policiais porque mostra que todo mundo deve aprender a respeitar as mulheres do modo que elas merecem”, comenta a auxiliar de serviços gerais, Joelma Argolo Santos.
 
 

Notícias Relacionadas