Tudo pronto para o Virtual Educa Bahia 2018 que começa nesta segunda-feira (04)

Palavras-chave:


















 

Começa nesta segunda-feira (04) o 19º Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, que terá solenidade de abertura às 19 horas, no Teatro Castro Alves, e ampla programação no Centro de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaias Alves (ICEIA) a partir desta terça (05) até sexta-feira (08). O Iceia foi totalmente reformado e será entregue à comunidade baiana com a realização do Virtual Educa.

Segundo o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, a realização do Virtual Educa na Bahia é um marco. “Este é um encontro para debater, conhecer e compartilhar experiências. A partir daí teremos condições de trilhar novos caminhos. É por isso, também, que iremos realizar o encontro no ICEIA, que passou por uma transformação profunda e foi repaginado para esse novo tempo. Espero que, a partir de agora, possamos realizar todos os eventos da Eduçação no local. O Virtual Educa servirá, ainda, para que possamos fazer leitura dessas transformações pedagógicas que estamos implementando na rede estadual de ensino”, destacou Pinheiro, que esteve durante toda a semana coordenando os trabalhos no ICEIA.
 
Com o tema “Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único”, o Virtual Educa reunirá no ICEIA grandes personalidades da área de Educação do Brasil, da América Latina, do Caribe e da África. A programação constará de apresentações de trabalhos acadêmicos de educadores, estudantes e professores e profissionais da Educação, além de palestras de escritores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, envolvendo a temática da Educação no século XXI e sua interface com a inclusão, a diversidade, o meio ambiente, a inovação, a tecnologia e a formação docente. Na sexta-feira (08) será lançado o programa Think Blue, do Banco Mundial, voltado para a preservação e o desenvolvimento sustentável dos oceanos.
 
Durante o evento, será realizada a 7ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), com apresentação de 240 projetos desenvolvidos nas escolas no âmbito do projeto Ciência na Escola. Os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. Projetos voltados à Educação Empreendedora, que incluem intervenções e tecnologias sociais, de baixo custo e de grande alcance social, também estão entre os destaques da programação. Serão montados 25 estandes para a exposição de projetos desenvolvidos por estudantes dos cursos técnicos de nível médio e de cursos de qualificação profissional da rede estadual, que irão apresentar o resultado de ações pedagógicas visando à formação profissional para uma inserção cidadã no mundo do trabalho ou para o empreendedorismo. Também será montada um Restaurante Escola, para que os visitantes possam participar de palestras sobre temas diversos como segurança no ambiente doméstico e até degustar produtos feitos à base da Agricultura Familiar.
 
Dentro da programação do Virtual Educa, destaque para os seis fóruns que serão realizados, tendo à frente renomados professores, escritores e pesquisadores ligados à Educação, nas mais diferentes áreas do conhecimento. Serão eles: Fórum de Desenvolvimento Tecnológico; Fórum de Inclusão, Avaliação e Qualidade; Fórum de Educadores para a Era Digital; Fórum de Educação Superior, Inovação e Internacionalização; Fórum Formação ao Largo da Vida; e Fórum de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Cada fórum promoverá de três a quatro conferências e apresentará uma média de 45 trabalhos de pesquisa, voltados ao tema geral do evento.
 
A programação também inclui conferências que contarão com as presenças do governador Rui Costa e do secretário da Educação Walter Pinheiro. Dentre os conferencistas estão Christian Miranda, U.C. Chile, que abordará o tema “El silencioso abandono de la formación integral del educador del siglo XXI”; João Salles, da Universidade Federal da Bahia, falando sobre “UFBA e o ensino do século XXI”; e representantes da Fundo das Nações Unidas para a Infância/Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que estarão na conferência “Programas de apoio a Educação na parceria UNICEF/ BNDES”. 
 
Já os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), de Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim e Barreiras, irão apresentar projetos, mostras, workshops, e bate-papos, sobre as atividades complementares desenvolvidas. Entre as iniciativas estão temas como robótica, criação de música a partir do computador, a reciclagem como prática pedagógica, ciência, empreendedorismo e desenvolvimento de games. A participação do CJCC no encontro envolverá mais de 20 atividades. Experiências de alfabetização do programa Todos pela Alfabetização (TOPA) também serão apresentadas e incluem uma palestra com o presidente de honra do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, em celebração aos 50 anos da Pedagogia do Oprimido, do educador Paulo Freire. 
 
 
 
 
 

Notícias Relacionadas