TV Conexões leva diferentes conteúdos pedagógicos para estudantes e educadores no Youtube

A comunidade escolar dispõe de mais uma alternativa midiática como ferramenta pedagógica. Trata-se da TV Conexões disponível no YouTube, através do endereço https://bit.ly/3WbnS4c. Lançada no mês de agosto, deste ano, o canal busca dialogar com os estudantes das redes de ensino pública e privada, proporcionando um acervo de programas que abordam temáticas voltadas para a formação social e pedagógica, como foco na educação, na cultura e nas artes em geral e que contribuam com o processo de ensino e aprendizagem.

Uma das atrações da grade da TV Conexões é o Programa Conexões – Estações do Saber. O programa conta com entrevistas, coberturas de eventos, rodas de conversa e outros quadros temáticos e foi inspirado no projeto Estações dos Saberes, realizado pelos Complexos Integrados de Educação (CIE) – unidades da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

O apresentador do Programa Conexões, Robson Costa, que também é coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIE da SEC, explicou que o projeto Estações dos Saberes inspirou a criação do Programa Conexões e, agora, com a TV Conexões, a grade da programação está sendo aperfeiçoada para oferecer ainda mais conteúdos educacionais. “Ao nos apropriarmos desta linguagem de TV e da Internet, buscamos a inovação e a articulação entre as escolas e os Territórios de Identidade e os sujeitos que os integra, em um processo de ensino e aprendizagem. Chegamos a este formato, a partir das lives realizadas durante a pandemia, em 2020, e agora apresentamos ainda mais práticas, vivências e experiências do campo e da cidade na TV Conexões”, afirmou.

O canal está no ar com várias atrações. No próximo sábado (17), às 15h30, a TV Conexões exibirá a segunda parte do especial “A gosto do rock: a história do rock”. Já no dia 23 de dezembro, no mesmo horário, será veiculado o “Especial de Natal Pedro Pondé”. Para 2023, muitas novidades já estão sendo anunciadas, como os seguintes programas: “Conexões meio-dia”, que consiste em um jornal diário feito por estudantes e professores; o “Conexões na estrada”, que aborda conteúdos regionais como turismo, ecologia e gastronomia; “Bahia Livre Exportação”, que apresenta um olhar documental sobre a cultura baiana; “Conexões na ponta do giz”, que mostra uma série de entrevistas, aulas e cursos para educadores; “Palco conexões”, que exibe espetáculos musicais e teatrais; e o “Conexões em sala de aula”, que exibe aulas  com foco na formação escolar e pré-vestibular”.

Sobre os CIE - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em parceria da SEC com universidades públicas, em Porto Seguro, Itamaraju, Itabuna, Ipiaú, Eunápolis, Caetité, Vitória da Conquista, Jequié, Mova Viçosa e Juazeiro. Os CIE têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.