TVE com sinal digital entra no ar em Ipirá

Fotos: Ian Silva e Flávio Gonçalves
O processo de expansão do sinal digital da TV Educativa (TVE) no interior do Estado chegou à cidade de Ipirá, a cerca de 200 km de Salvador. A solenidade de inauguração do canal 10.1 da emissora no município aconteceu, nesta segunda-feira (12), com a presença do secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, da secretária estadual de Relações Institucionais, Cibele Carvalho, do diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Flávio Gonçalves, além de deputados, vereadores, professores, estudantes e da população de Ipirá. A TVE e a Rádio Educadora, que integram o IRDEB, fazem parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

A nova estação retransmissora recebeu investimento do governo do Estado de R$ 128 mil. A iniciativa faz parte da primeira fase do processo de interiorização do sinal digital. Juazeiro e Guanambi serão as próximas cidades contempladas.

A TVE exibe em sua programação conteúdos diversificados, que vão desde o jornalismo, shows e esportes, a programas infantis, educativos e culturais.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre o impacto da expansão do sinal da emissora pública para o interior do Estado. “É uma opção de qualidade, com conteúdo interativo, diversificado, que respeita a inclusão, que garante a responsabilidade cultural do Estado da Bahia, do Brasil e, naturalmente, desse território. Aos poucos a TVE está conseguindo ocupar um espaço de forma tranquila e, acima de tudo, respeitando a cultura local”, afirmou.

A emissora pública é a casa do futebol baiano, com a transmissão de jogos de seis competições. No último dia 4, a TVE iniciou a transmissão do Campeonato Intermunicipal de Futebol, maior competição de futebol amador do país. De agosto a dezembro serão transmitidos 20 jogos na TV, YouTube, Twitter, Facebook e Portal do IRDEB. Além disso, a emissora realiza a maior cobertura do Carnaval e é a única a exibir o São João da Bahia e os principais shows que ocorrem no Estado. Recentemente, a TVE iniciou a exibição diária do programa Hora do Enem, voltado aos estudantes baianos.

Fonte: Com informações da Ascom/IRDEB