TVE exibe ‘O veneno está na mesa’, de Silvio Tendler

Palavras-chave:
‘O veneno está na mesa’ estreia nesta sexta-feira (15), às 22h30, na TVE. O documentário mostra a contaminação dos recursos naturais e os danos à saúde pública, provocados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras, além de apontar as contradições de um modelo agrícola submisso aos interesses das indústrias de defensivos. O filme faz parte da faixa ‘O Cinema de Silvio Tendler’, que exibirá até o fim do ano outras grandes obras do diretor. 
 
A obra traz o relato de especialistas e agricultores, que colocam em xeque o atual modelo de produção de alimentos no Brasil, maior consumidor de agrotóxicos do mundo. O documentário é construído em forma de mosaico, expondo dados, e traz também depoimentos de profissionais de diversas áreas como agricultores, agrônomos, médicos,  integrantes de entidades do movimento social, além do jornalista uruguaio Eduardo Galeano, autor do livro ‘As veias abertas da América Latina’ e um dos idealizadores do projeto.
 
Com base em estatísticas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ministérios da Agricultura e da Saúde, entre outros, o documentário mostra que cada brasileiro ingere por ano mais de 5 litros de venenos presentes de forma residual em frutas, verduras e cereais cultivados de norte a sul do país à base de pesticidas, fungicidas e herbicidas.
 
Mestre em Cinema e História e especializado em Cinema Documental Aplicado às Ciências Sociais pela Sorbonne, Silvio Tendler é um dos mais respeitados (e premiados) especialistas no gênero documentário. Já produziu mais de 30 curtas, médias e longas-metragens, retratando períodos e personagens da história brasileira, e alguns de seus filmes tiveram mais de 1 milhão de espectadores.
 
Fonte: Ascom/ IREDEB

Notícias Relacionadas