TVE exibe filmes da Mostra Lugar de Mulher é No Cinema

Palavras-chave:
A partir desta segunda-feira (02) até o final de agosto, a TVE vai exibir uma seleção de filmes da 4ª Mostra Lugar de Mulher é No Cinema, com o objetivo de divulgar e viabilizar produções audiovisuais dirigidas ou protagonizadas por mulheres e pessoas não binárias, proporcionando diálogos, trocas de saberes e experiências sobre o papel da mulher no audiovisual. As obras vão ao ar às segundas-feiras, às 21h, e às quintas-feiras, às 21h30.
 
Idealizado pelas cineastas e produtoras Hilda Lopes Pontes, Lilih Curi e Moara Rocha, a mostra é uma ação feminista para promover a equidade de gênero, raça e classe no circuito de exibição de curtas-metragens, fomentando a sororidade entre mulheres negras, indígenas, brancas, LGBTQIA+ e com deficiência, atuantes no cinema nacional. Além, de oportunizar a interseccionalidade entre mulheres a fim de combater a discriminação de gênero, raça e classe.
 
A abertura da Mostra abordará o tema 'Negritude' com os filmes ‘Ópara de Ósun: Quando Tudo Nasce’ e ‘Filhas de Lavadeiras’. Nos próximos temas, serão exibidos alguns filmes premiados, o ‘Lôra’ com o ‘Prêmio Especial Marielle Franco’ e ‘Melhor Curta’, o ‘Toca Pra Elas’ com o ‘Prêmio de Incentivo à Realização - Roteiro Destaque’ e o ‘Paralise’ com o prêmio de ‘Melhor animação’.
 
A 4ª Mostra Lugar de Mulher é No Cinema, é uma produção contemplada pelo Prêmio de Exibição Audiovisual, com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
 
Confira a programação:
 
Dia 02, segunda-feira, às 21h
Tema “Negritude”
- "Ópara de Ósun: Quando Tudo Nasce"
- "Filhas de Lavadeiras"
 
Dia 05, quinta-feira, às 21h30
Tema “Indígena”
- "Flor Brilhante e as Cicatrizes da Pedra"
 
Dia 09, segunda-feira, às 21h
Tema “LGBTQIA+”
- "Cacá"
-"Toca Pra Elas"
- "Desyrrê"
 
Dia 12, quinta-feira, às 21h30
Tema “COVID”
- "IPA/IPÁ"
- "Boa Reza"
 
Dia 16, segunda-feira, às 21h
Tema “Mulheres”
- "Mulher Multidão"
- "Corpo Território"
 
Dia 19, quinta-feira, às 21h30
Tema “Cidade, Rua, Prisão”
- "Pausa Para o Café"
- "Lôra"
- "Paralise"
 
Dia 23, segunda-feira, às 21h
Tema “Religiosidade”
- "5 Fitas"
- "Cozinheiras de Terreiro"
 
Dia 26, quinta-feira, às 21h30
Tema “Infância, Bullying/Preconceito”
- "O Menino Cabeça-De-Flor"
- "El Reflejo"
- "Cor de Pele"
- "Uma Menina e Sua Sombra"
 
Fonte: Ascom/IRDEB

Notícias Relacionadas