TVE exibe filmes de importantes artistas contemporâneos

Palavras-chave:

A TV pública baiana, em parceria com o Itaú Cultural, vai exibir a Mostra “Iconoclássicos”, que traz uma seleção de filmes sobre artistas brasileiros contemporâneos. A exibição acontece sempre às quintas a partir do dia 25 de março, às 22h30, com horário alternativo aos domingos, às 22h45.

O longa-metragem “Assim É, se Lhe Parece", de Carla Gallo, abre a programação e mostra um outro lado do artista plástico Nelson Leirner, conhecido por sua aversão à formação e aos preceitos tradicionais das academias de arte. Momentos da sua trajetória são lembrados com ironia, além do tratamento despojado em relação a sua rotina e intimidade.

No documentário “Daquele Instante em diante”, que será exibido no dia 01/04, a trajetória musical do Nego Dito Itamar Assumpção é percorrida, desde os anos da Vanguarda Paulista, na década de 1980, até a sua morte aos 53 anos. O filme de Rogério Velloso mostra depoimentos de pessoas que conviveram com o artista, e reúne uma seleção de imagens raras garimpadas em acervos e arquivos particulares, que mostram sua presença antológica nos palcos, além de momentos de intimidade entre amigos e familiares.

Em “EVOÉ! Retrato de um Antropófago”, dos diretores Tadeu Jungle e Elaine Cesar, depoimentos recentes, imagens históricas e um olhar particular e multifacetado de uma das maiores personalidades das artes do Brasil: o diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa. O filme faz uma viagem a locais importantes da trajetória do Zé: Sertão da Bahia, Praia de Cururipe em Alagoas, Epidaurus e Atenas, na Grécia, e o apartamento de São Paulo. A exibição acontece no dia 08 de abril.

Quem encerra a mostra, no dia 15, é o filme “Ex isto, Cao Guimarães”. A produção é inspirada na obra Catatau, de Paulo Leminski. O poeta imaginou uma hipótese histórica: "E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?". Interpretado por João Miguel, o personagem envereda pelos trópicos, selvagem e contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho.

Parceira
O Itaú Cultural é uma organização voltada para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais.

Fonte: ASCOM/IRDEB

Notícias Relacionadas