TVE exibe o documentário ‘Mestras Culturais do Recôncavo: Preservação e Difusão do Saber da Mulher Popular’

Promover a preservação dos bens culturais populares das mulheres do recôncavo baiano a partir da identidade cultural local e suas questões é um dos objetivos do documentário: ‘Mestras Culturais do Recôncavo: Preservação e Difusão do Saber da Mulher Popular’, que será exibido nesta sexta-feira (06), às 20h, na TVE.

Compreensão da realidade local, linguagem acessível, tradução simultânea de libras e descrição para pessoas cegas são algumas características da obra. A identidade cultural local é o pilar da produção documental, que tem foco na cultura identitária, na cultura, na arte em conexão com o seu território. A escolha do Recôncavo Baiano se explica pela relevância histórica do local e invisibilização dos saberes negros, indígenas e populares das mulheres baianas, em decorrência do machismo e racismo estruturais.

Produzido, dirigido e apresentado pela produtora Carolina Barbosa, o documentário pretende difundir as entrevistas através de filmagens e fotografias das mestras culturais do recôncavo baiano, com a expectativa de alcançar milhares de baianos e pessoas fora da Bahia.

O documentário ‘Mestras Culturais do Recôncavo: Preservação e Difusão do Saber da Mulher Popular’ é uma produção contemplada pelo Prêmio de Exibição Audiovisual, com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Fonte: ASCOM/IRDEB