TVE exibe série que investiga a morte de Anísio Teixeira

Palavras-chave:
A série ‘Investigadores da História’, em exibição na TVE, reconstitui crimes ocorridos durante o período da ditadura militar no Brasil, incluindo tortura, mortes e ocultação de cadáveres. Nesta quarta-feira (09), a produção vai investigar a morte do educador Anísio Teixeira, encontrado no fosso de um elevador, em1971. A exibição é às 20h30.
 
Os criminalistas Mauro Yared (especializado em perícia de mortes violentas) e Celso Nenevê (perito em balística e explosivos) vão investigar os fatos e diferenciar o que é verdade e o que é mentira no caso envolvendo um dos nomes mais importante na educação brasileira.
 
Anísio Teixeira defendia o ensino público, gratuito, laico e obrigatório, e seus ideais socialistas levantam suspeitas sobre sua morte. Encontrado em um poço de elevador, seus familiares nunca acreditaram na versão oficial e suspeitam de crime político. Em 2012, pediram investigação à Comissão Nacional da Verdade para elucidar as circunstâncias da sua morte, mas até hoje não se chegou a uma conclusão.
 
Os investigadores apontam indícios de crime ao analisar um relatório apresentado pela família. Nele constam informes sobre detenção do educador na Aeronáutica para averiguações, desaparecimento, interrupção de necrópsia e troca de corpos. Nas investigações, os peritos usam a ciência, a tecnologia, intuição e também fotografias e reportagens publicadas na época.
 
Além da TV, todos os episódios da série poderão ser acompanhados no site www.tve.ba.gov.br/tveonline.
 
Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:
 
 

Notícias Relacionadas