TVs públicas e universidades do Nordeste lançam programa com foco na popularização e na difusão da Ciência

Palavras-chave:
Este sábado, 22 de maio de 2021, marcou o lançamento do Univerciência, primeiro programa brasileiro de TV e Internet produzido através da parceria entre universidades e TVs públicas dos nove estados do Nordeste, com foco na popularização e na difusão da Ciência. A produção, articulação, exibição e distribuição do Univerciência será feita pela TVE Bahia e os conteúdos, produzidos pelas próprias universidades nordestinas, terão apresentação, produção e edição final da TV UESB, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
 
O lançamento do programa foi realizado com transmissão ao vivo pelo canal da TVE Bahia no Youtube (https://bit.ly/3fG7O6L), com retransmissão pelos canais das universidades participantes e contou com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues; da secretária de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro; do governador do Piauí, Wellington Dias; do diretor-geral do IRDEB, Flávio Gonçalves; e de reitores de universidades do Nordeste, dentre outras autoridades.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que representou o governador Rui Costa, destacou o papel das universidades na produção da Ciência e o perfil do programa no contexto atual de enfretamento à pandemia do Coronavírus. “Será um espaço de Ciência e conhecimento. Um canal, que em um momento de pandemia, trará informações para a sociedade brasileira, mas também apresentará a produção científica das universidades nordestinas nas diversas áreas".
 
O governador do Piauí, Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste, também falou sobre a importância da iniciativa. "Esta ação segue os objetivos do consórcio, que visam a integração dos estados nordestinos, valorizando o trabalho desenvolvido em nossas universidades e sendo um meio de divulgação da nossa produção para todo o Brasil" 
 
O reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Luiz Otávio de Magalhães, lembrou que o Univerciência foi criado em 2020 pela TV UESB e se transformou, a partir da parceria entre a TVE Bahia e as universidades públicas espalhadas pelo Nordeste, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacionais, através da veiculação em TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, bem como nos canais das emissoras e das universidades na Internet. “É importante popularizarmos a Ciência com o objetivo de torná-la pública e democrática. E esta aliança, que une universidades, gestores públicos e TVs públicas, vai mostrar a força da Ciência produzida no Nordeste, em um país que se destaca na publicação de artigos internacionais, no registro de patentes e na transferência de práticas para o setor produtivo e público.     
 
Na primeira temporada do Univerciência serão exibidos 15 programas de 26 minutos, que trazem resultados do conhecimento e saberes nas universidades na relação com o cotidiano da população nordestina. O programa poderá ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras, que, juntas, alcançam cerca de 40 milhões de pessoas em dez estados brasileiros, e será disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes.
 
O Univerciência terá a participação de instituições de todos os nove estados do Nordeste. Dentre elas estão as quatro universidades do Estado da Bahia (UNEB, UESB, UESC e UEFS);  as federais no Estado da Bahia (UFBA, UFRB e UFSB); a Universidade Federal de Sergipe (UFS); a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); as universidades federais e estadual do Ceará (UFCE e UECE); a Universidade Estadual da Região Tocantins do Maranhão (UEMASUL); a Universidade Federal do Maranhão (UFMA); as universidades federal e estadual da Paraíba (UFPB e UEPB); as universidades federal e estadual de Pernambuco (UPEF e UFPE), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI); e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Notícias Relacionadas