Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › TVs públicas e universidades do Nordeste lançam programa com foco na popularização e na difusão da Ciência
TVs públicas e universidades do Nordeste lançam programa com foco na popularização e na difusão da Ciência
Publicado em sab, 22/05/2021 - 12:09 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Este sábado, 22 de maio de 2021, marcou o lançamento do Univerciência, primeiro programa brasileiro de TV e Internet produzido através da parceria entre universidades e TVs públicas dos nove estados do Nordeste, com foco na popularização e na difusão da Ciência. A produção, articulação, exibição e distribuição do Univerciência será feita pela TVE Bahia e os conteúdos, produzidos pelas próprias universidades nordestinas, terão apresentação, produção e edição final da TV UESB, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
O lançamento do programa foi realizado com transmissão ao vivo pelo canal da TVE Bahia no Youtube (https://bit.ly/3fG7O6L), com retransmissão pelos canais das universidades participantes e contou com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues; da secretária de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro; do governador do Piauí, Wellington Dias; do diretor-geral do IRDEB, Flávio Gonçalves; e de reitores de universidades do Nordeste, dentre outras autoridades.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que representou o governador Rui Costa, destacou o papel das universidades na produção da Ciência e o perfil do programa no contexto atual de enfretamento à pandemia do Coronavírus. “Será um espaço de Ciência e conhecimento. Um canal, que em um momento de pandemia, trará informações para a sociedade brasileira, mas também apresentará a produção científica das universidades nordestinas nas diversas áreas".
O governador do Piauí, Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste, também falou sobre a importância da iniciativa. "Esta ação segue os objetivos do consórcio, que visam a integração dos estados nordestinos, valorizando o trabalho desenvolvido em nossas universidades e sendo um meio de divulgação da nossa produção para todo o Brasil"
O reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Luiz Otávio de Magalhães, lembrou que o Univerciência foi criado em 2020 pela TV UESB e se transformou, a partir da parceria entre a TVE Bahia e as universidades públicas espalhadas pelo Nordeste, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacionais, através da veiculação em TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, bem como nos canais das emissoras e das universidades na Internet. “É importante popularizarmos a Ciência com o objetivo de torná-la pública e democrática. E esta aliança, que une universidades, gestores públicos e TVs públicas, vai mostrar a força da Ciência produzida no Nordeste, em um país que se destaca na publicação de artigos internacionais, no registro de patentes e na transferência de práticas para o setor produtivo e público.
Na primeira temporada do Univerciência serão exibidos 15 programas de 26 minutos, que trazem resultados do conhecimento e saberes nas universidades na relação com o cotidiano da população nordestina. O programa poderá ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras, que, juntas, alcançam cerca de 40 milhões de pessoas em dez estados brasileiros, e será disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes.
O Univerciência terá a participação de instituições de todos os nove estados do Nordeste. Dentre elas estão as quatro universidades do Estado da Bahia (UNEB, UESB, UESC e UEFS); as federais no Estado da Bahia (UFBA, UFRB e UFSB); a Universidade Federal de Sergipe (UFS); a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); as universidades federais e estadual do Ceará (UFCE e UECE); a Universidade Estadual da Região Tocantins do Maranhão (UEMASUL); a Universidade Federal do Maranhão (UFMA); as universidades federal e estadual da Paraíba (UFPB e UEPB); as universidades federal e estadual de Pernambuco (UPEF e UFPE), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI); e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo