Uesb oferta vagas adicionais no Vestibular 2023

Palavras-chave:
Na foto: Nadiene Ferreira

A universidade pública é para todos. Por isso, parte das vagas dos cursos de graduação da Uesb é, exclusivamente, voltada para estudantes da escola pública, negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Isso porque, para garantir o acesso de grupos historicamente excluídos dos espaços universitários, a Universidade mantém, desde 2009, o Sistema de Reserva de Vagas e as Cotas Adicionais no Vestibular.

No caso de indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, as chances de acesso à universidade pública são potencializadas com a oferta de vagas adicionais (uma para cada grupo) em cada um dos cursos da Uesb. Oportunidade para aqueles que, muitas vezes, têm que lidar com a negação dos próprios sonhos. “Disseram que eu nunca ia conseguir fazer Odontologia”, lembra Nadiene Ferreira, natural do Quilombo dos Anjos, localizado na cidade baiana de Candiba. “Falaram da minha cor e que meus pais nunca iriam ter condições”, continua.

Impedida até mesmo de sonhar, Nadiene acabou ingressando em outro curso, em outra instituição. Mas ela conta que, ao vivenciar a universidade, entendeu os seus direitos e se informou sobre as cotas. “Me inscrevi, não esperava passar e, quando vi meu nome na lista de chamada, fiquei muito feliz. Hoje, estou cursando ‘odonto’, realizando um grande sonho pra mim e pra toda minha família”, conta a futura dentista.

Vestibular Uesb 2023 – No processo seletivo, o candidato que optar pela modalidade “Cotas Adicionais” responderá as provas juntamente com o universo de candidatos inscritos, mas concorrerá apenas dentro do seu próprio grupo social. A Universidade garante, dessa forma, uma concorrência justa para pessoas que, durante muito tempo, sequer sonharam com a possibilidade de ingresso no Ensino Superior.

Para o acesso nessa modalidade, o candidato deve comprovar a sua origem como indígena ou quilombola, com laudo antropológico ou certidão de registro, documentos expedidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e Fundação Cultural Palmares, respectivamente. Já pessoas com deficiência precisam apresentar laudo médico que confirme uma das seguintes condições: deficiência física, surdez ou deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência intelectual, transtorno do espectro autista ou deficiência múltipla.

Os candidatos da modalidade “Cotas Adicionais” têm direito, ainda, à isenção da taxa de inscrição do Vestibular Uesb. O benefício é assegurado pelo item 1.4.2 do Edital 222/2022, que estabelece as normas para a gratuidade da inscrição no processo seletivo. Além disso, no Edital do Vestibular, é possível acessar critérios, distribuição de vagas e mais detalhes sobre as “Cotas Adicionais”.

As provas do Vestibular Uesb serão realizadas nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2023, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Para participar, é necessário realizar a inscrição no site do Vestibular.

Fonte: ASCOM UESB

 

 

 

Notícias Relacionadas