Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › UNEB aborda Educação Básica baiana durante a pandemia em ciclo de debates
UNEB aborda Educação Básica baiana durante a pandemia em ciclo de debates
Publicado em qui, 16/07/2020 - 18:56 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Como parte do ciclo de debates promovido pelo Campos XI, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Serrinha, aconteceu, nesta quinta-feira (16), a live "A Educação Básica baiana na pandemia: realidade, contradições e perspectivas". O encontro contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-BA), Paulo Gabriel Nacif; e a coordenadora da APLB Sindicado, Marilene Betros.
"Este momento de pandemia evidenciou ainda mais o modelo de desenvolvimento excludente do Brasil. Por causa da desigualdade, precisamos não medir esforços para garantir o vale-alimentação a mais de 700 mil estudantes. Também ficou claro que as escolas não estavam prontas para a ampla utilização das tecnologias, seja no acesso da comunidade escolar ou seja na formação dada aos professores, o que acaba resultando em um certo receio por parte dos profissionais da Educação. Por isso, mantemos um diálogo com universidades, institutos, sindicatos e estudantes para encontramos um equilíbrio nestas ações. Mesmo sendo uma realidade que o mundo não estava preparado, não se deve usar a pandemia como forma de aumentar o poço da desigualdade", destacou o secretário Jerônimo Rodrigues.
Ainda sobre o momento de pandemia, o secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre o trabalho desenvolvido pela SEC para manter o aprendizado remoto e a criação de estratégias para o retorno às aulas. "Mantemos ferramentas com conteúdos para as Plataforma Anísio Teixeira, com vídeoaulas e avaliações, que incluem também a preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio); cursos on-line de formação de professores com o Instituto Anísio Teixeira (IAT); e cursos on-line da Educação Profissional, além da restauração das escolas com pias e lavabos; do planejamento para a distribuição de máscaras e de álcool em gel; do aumento do repasse de recursos para as escolas; e do plano pedagógico que está sendo desenvolvido em regime de colaboração com os segmentos da Educação e prefeituras", disse.
O presidente do CEE-BA, Paulo Gabriel, falou da importância da participação da família. "A gestão democrática na escola não é só a realização de eleições, mas trazer as famílias para as decisões daquilo que ocorre na escola. Estamos em uma situação em que o currículo devesse preparar os estudantes para entender este momento. Fica claro que passa a ser um direito de todo estudante a utilização das tecnologias na sua formação e a isso, esclareço, não quero dizer por educação à distância", afirmou.
Para a coordenadora estadual da APLB, Marilene Betros, as ações devem estar sempre direcionadas à preservação da vida. "A ação do Governo do Estado está sendo exemplar para o combate ao Coronavírus, principalmente com a busca do regime de colaboração com os prefeitos. Demos um total apoio à suspensão das aulas presenciais porque há muito contato entre os estudantes e isolamento social é a ação mais correta. Quando pensarmos no retorno às aulas, temos que colocar a vida em primeiro lugar, com ações coordenadas e colaborativas", disse.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro