UNESCO realiza pesquisa com a comunidade escolar sobre como tratar o discurso de ódio por meio da Educação

Palavras-chave:

Como parte da implementação da Estratégia e Plano de Ação das Nações Unidas sobre Discurso de Ódio (United Nations Strategy and Plan of Action on Hate Speech), a UNESCO, em parceria com o Escritório das Nações Unidas para a Prevenção do Genocídio e Responsabilidade de Proteger (OSAPG), irá organizar, no dia 26 de outubro de 2021, a Conferência Mundial de Ministros da Educação sobre como Tratar o Discurso de Ódio por meio da Educação. Na sequência, ocorrerá o Fórum Mundial Multilateral sobre como Tratar o Discurso de Ódio por meio da Educação, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2021. O Fórum irá englobar dois dias de diálogos online, reunindo professores/educadores, jovens, organizações da sociedade civil (OSC), especialistas em direitos humanos, empresas de tecnologia e de mídias sociais, e representantes do governo, com o objetivo de promover um envolvimento significativo e identificar as principais recomendações para um caminho a ser seguido.

Neste contexto, realizar a “Pesquisa online com múltiplas partes interessadas”, visando reunir as perspectivas de jovens, professores/educadores e OSCs, para que suas vozes sejam refletidas e apresentadas na Conferência e no Fórum. A pesquisa será aberta para seu público-alvo de parceiros e contatos envolvidos: (1) jovens; (2) professores e educadores; e (3) organizações da sociedade civil.

Objetivos e resultados esperados: A “Pesquisa online com múltiplas partes interessadas” é um componente essencial das atividades preparatórias que conduzirão à Conferência e ao Fórum.

Quem terá acesso aos dados? Todas as respostas são ABSOLUTAMENTE anônimas. Não será coletado nenhum dado de identificação pessoal. Todos os dados são armazenados de forma segura. Somente os membros da equipe da pesquisa terão acesso aos dados coletados.

Quanto tempo demora? A conclusão da pesquisa leva aproximadamente 10 minutos. Esteja certo de que esta pesquisa irá garantir que as vozes de jovens, professores/educadores e OSCs serão ouvidas, representadas e amplificadas, para serem utilizadas como um meio de ação para a mudança em vários percursos educacionais de divulgação.

Em que línguas a pesquisa está disponível? A pesquisa está disponível em três línguas (inglês, francês e espanhol), que podem ser acessadas clicando no botão de língua, no topo da tela.

O que eu tenho que fazer? Para iniciar a pesquisa, clique no seguinte link: https://bit.ly/UnescoHateSpeechSurvey

Se você tiver algum problema técnico para concluir a pesquisa, entre em contato com a equipe de pesquisa da Cátedra UNESCO de Prevenção da Radicalização e do Extremismo Violento (UNESCO Chair in the Prevention of Radicalisation and Violent Extremism), da Concordia University: dr. Manasvini Narayana [manasvini.narayana@concordia.ca] e/ou sra. Ashley Montgomery [ashley.montgomery@concordia.ca].

Se você tiver alguma dúvida sobre o Fórum Multilateral ou sobre a Conferência Ministerial Mundial, entre em contato com o sr. Karel Fracapane, especialista do Programa de Educação da UNESCO [k.fracapane@unesco.org/+331456 81160]. Envie sua mensagem com cópia para a sra. Hamdi Addow, especialista associada do Programa de Educação [h.addow@unesco.org/+331456 80882].

 

Fonte: Setor de Educação da UNESCO

Notícias Relacionadas