Universidade Aberta do Brasil – Bahia completa 10 anos com 142 cursos ofertados

Palavras-chave:
Os dez anos da Universidade Aberta do Brasil – Bahia (UAB-BA) foram celebrados, nesta quarta-feira (29), com uma live realizada pela Secretaria da Educação do Estado, tendo como participantes estudantes, professores, coordenadores e gestores da rede estadual de ensino. Durante o encontro, os participantes dialogaram sobre a importância da UAB na Bahia enquanto política pública de democratização do acesso ao Ensino Superior, na modalidade do Ensino à Distância, permitindo a interiorização da Educação Superior pública no Estado e a oportunidade da formação continuada para professores.
 
Assista à live através do endereço https://www.youtube.com/watch?v=fjlKr0YMMN4
 
A institucionalização da UAB se deu através de Decreto Estadual nº 13.301, a partir do Sistema Universidade Aberta do Brasil, (Decreto Federal nº 5.800/ 2006), com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de Educação Superior e de formação continuada no âmbito do Estado. Atualmente, a Bahia conta com 70 polos de Apoio Presencial da UAB, dos quais 26 são Polos Estaduais e, destes, 22 estão aptos CAPES e seguem representados nos 21 Territórios de Identidade do Estado da Bahia, com oferta de 142 cursos e atuação em: Alagoinhas, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ipiaú, Itaberaba, Itapetinga, Pintadas, Salvador, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Seabra, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Campo Alegre de Lourdes, Juazeiro, Barreiras, Serrinha, Santa Maria da Vitória, Ribeira do Pombal e Macaúbas.
 
O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou sobre os cursos da UAB, como forma de minimizar as desigualdades de ofertas e vagas nas diferentes regiões da Bahia. “Nesta celebração, trouxemos a memória e a história do processo de um programa tão importante para o governo do Estado e para a Bahia no que se refere ao Ensino Superior, desde a sua oferta à formação de professores. A Bahia tem o compromisso de ampliar o número de polos de UAB e isso tem sido fortalecido com o regime de colaboração com os municípios”.
 
A trajetória da UAB na Bahia e suas perspectivas foram apresentadas pelo membro do Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia (CEE-BA) e assessor da SEC, Nildon Pitombo. "Desde o decreto que organizou os polos, o Instituto Anísio Teixeira estava à frente na tarefa de articular a oferta de cursos com os municípios, as prefeituras, as universidades. E, naquela época, já alimentávamos o sonho de termos os cursos ligados às realidades de cada localidade. Hoje, comemoramos, junto com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), esta parceria colaborativa de abrir o espaço para a discussão da oferta dos cursos para além das licenciaturas”.
 
Também participaram da celebração de uma década da UAB-BA Cybele Amado, diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), instituição responsável pela oferta de formação para professores; e Luiz Lira, representando a CAPES. A live contou, ainda, com a apresentação musical do estudante Luiz Alfredo e da mediação da estudante Lee Ramos, ambos da UAB.

Notícias Relacionadas