Zona rural de Itapicuru ganha nova unidade escolar da rede estadual

A secretaria da Educação do Estado da Bahia, inaugura, nesta sexta-feira (4/7), às 9h30, o Colégio Estadual Professora Maria Freire Anunciação Silva, no distrito Lagoa Redonda, no município baiano de Itapicuru, a 300 km de Salvador. Com um investimento de R$ 1,1 milhão em recursos do Tesouro do Estado, a nova escola tem capacidade para atender a 720 estudantes do ensino médio. O evento conta com a participação do Secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

Unidade integrante da Diretoria Regional de Educação de Ribeira do Pombal (Direc 13), que abrange 15 municípios, a escola atende a uma reivindicação da comunidade de Lagoa Redonda e dispõe de uma infraestrutura com seis salas de aula, sala de vídeo, laboratório de informática, sala de professores, secretaria, cozinha e pátio.

De acordo com a gestora da unidade, Andréa Oliveira Santana Nunes da Silva, a nova escola representa uma conquista para os moradores. “Essa unidade é um presente para a comunidade, especialmente para os estudantes do ensino médio”, afirma a gestora.

Mãe da estudante do 2º ano do ensino médio, Micaele Alcântara dos Santos, 16 anos, a dona de casa Maria Nazaré de Alcântara também fala da importância da nova escola para os moradores de Lagoa Redonda. “Vai trazer muitos benefícios, e a escola nova é linda”, frisa.

Nos últimos sete anos, o estado investiu mais de R$ 497,7 milhões em construção, reforma e manutenção da estrutura física das escolas, em toda a Bahia, incluindo unidades em áreas rurais, indígenas e quilombolas. Apenas em 2013, foram construídas cinco quadras poliesportivas cobertas, executadas 24 coberturas e está em andamento a execução de 258 coberturas de quadras e 30 construções de quadras cobertas.