Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes
1. Quais as atribuições da Ouvidoria da Secretaria da Educação?
- Estabelecer canal permanente de comunicação com o cidadão para o recebimento de reclamações, denúncias, sugestões e elogios na área da educação;
- Analisar as manifestações recebidas e encaminhá-las às autoridades e unidades competentes na área da educação, solicitando as informações necessárias e acompanhando a sua apreciação;
- Manter registro atualizado das manifestações recebidas;
- Responder ao cidadão, no menor prazo possível, com clareza e objetividade;
- Estabelecer instrumentos de avaliação e acompanhamento do grau de satisfação do cidadão na prestação dos serviços públicos;
- Identificar as eventuais causas da deficiência do serviço ou atendimento prestado, sugerindo soluções, em articulação com as unidades da Secretaria da Educação;
- Elaborar relatórios periódicos, oferecendo informações gerenciais ao titular da Pasta;
- Manter articulação permanente com a Ouvidoria Geral do Estado.
2. Qual a atuação do ouvidor?
O Ouvidor é um servidor público cujo papel é defender os interesses do cidadão dentro da Secretaria de Educação, acolhendo, avaliando e encaminhando as suas demandas, na busca de soluções, respeitando as determinações legais quanto ao sigilo de seus dados pessoais. Garante ainda o direito de resposta às demandas, com qualidade, transparência e respeito, bem como sugere aos dirigentes da Secretaria da Educação ações para aprimorar rotinas e processos de trabalho.
3. Quais os principais tipos de manifestações?
- Poderão ser recebidas manifestações dos cidadãos no que diz respeito a:
- reclamações relacionadas à falha administrativa ou ao fornecimento de serviço público, como:
atrasos evitáveis;
desobediência aos procedimentos estabelecidos;
ofensa ou descortesia;
decisões não fundamentadas;
resposta incompleta ou fora do prazo estabelecido;
- sugestões para o aprimoramento da implementação das ações da Secretaria da Educação;
- elogios a procedimentos e ações de agentes públicos, professores, órgãos e unidades escolares;
- denúncias sobre irregularidades praticadas no âmbito da Secretaria da Educação.
4. Quais as informações que devem conter nos registros?
- A Ouvidoria da Educação não exige que o cidadão siga um formato específico para a manifestação. Em geral, as manifestações contêm as seguintes informações:
- nome completo, e-mail, telefone (incluir DDD) e endereço (inclusive CEP, cidade e estado), bem como qualquer outra informação que agilize o contato com o cidadão;
- indicação do desejo de que a sua identidade ou qualquer informação em apoio à sua manifestação seja mantida em sigilo (indicando as razões);
- a identificação do setor, unidade escolar, servidor(es) da Secretaria da Educação envolvidos, se for o caso;
- como o manifestante foi afetado pelo problema, se for o caso;
- os passos que foram dados na tentativa de solucionar o problema;
- caso o problema tenha sido parcialmente resolvido, que aspectos ainda restam por resolver;
- quando for verificado o não cumprimento de ações, especificar os aspectos que foram violados;
- apontar o possível resultado esperado;
- devem ser anexados quaisquer documentos ou material relevante que ofereça apoio às declarações ou comprovação dos fatos informados.
- Em todos os tipos de registro, o relato deve ser feito de forma clara, indicando as datas, locais e os fatos de forma detalhada, apontando os envolvidos nas irregularidades, se for o caso. A resposta será dada ao cidadão no menor prazo possível e quando o problema demandar uma apuração maior, manteremos o interessado informado dos procedimentos adotados até a sua conclusão.
5. Como posso acompanhar meu registro?
Através de e-mail, telefone ou correio, é encaminhado um expediente informando o número único que o registro apresentado recebeu na Ouvidoria. Por meio desse número, o cidadão pode acompanhar o andamento de sua manifestação, pela internet no site: www.ouvidoriageral.ba.gov.br.
Notícias Relacionadas
-
Jovens cientistas criam copo biodegradável a partir do amido de mandioca e bagaço de cana
-
Competição nacional: estudantes da rede estadual são medalhistas na 2ª Olimpíada de Português
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Encontro Estudantil da rede vai reunir 5 mil estudantes na Arena Fonte Nova para mostra de projetos
-
Fenagro é aberta com exposição de produtos desenvolvidos por estudantes da rede estadual
-
SEC realiza o projeto “Conheça sua nova escola” para acolher futuros estudantes do Ensino Médio
-
Moradores de Água Fria comemoram reforma de escola e novos investimentos em infraestrutura