Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
As Universidades Estaduais no Sistema de Educação Superior
As Universidades Estaduais no Sistema de Educação Superior
Ao término do ano de 2012, considerando-se o ensino de graduação de oferta contínua, os programas especiais (que abrangem as licenciaturas específicas do programa da Capes/MEC para formação de professores da educação básica) e, especificamente, o sistema de educação a distância há, respectivamente, 38.744, 15.259 e 13.848 estudantes matriculados, respectivamente, nas quatro universidades estaduais.
O conjunto dessas universidades estaduais apresenta o quantitativo de 4.171 docentes, com 72% deles com pós-graduação stricto sensu e 52% atuando em regime de trabalho de dedicação exclusiva; 45% se incluem no regime de 40 horas semanais e apenas 3% desenvolvem suas atividades no regime de 20 horas semanais. Há 240 cursos no contexto daqueles de graduação de oferta contínua e 48 programas de pós-gradução de mestrado e doutorado no âmbito da oferta daqueles de stricto sensu, que cobre o total de 1.607 estudantes em cursos de mestrado/doutorado.
De forma duradoura, sem perder de vista suas especificidades e a defesa de princípios e valores que as caracterizam e, assim, as diferenciam, as universidades estaduais buscam adequar seus objetivos às demandas sociais. Dessa forma contribuem para o desenvolvimento socioeconômico dos espaços onde se inserem em um processo dinâmico que, também, aponta e gera novas demandas acadêmicas, cujo alcance chega à produção de bens e serviços.
Com oferta de cursos na forma presencial ou com procedimentos de educação a distância, a atuação dos 29 campi das quatro universidades se estende aos 26 Territórios de Identidade do estado da Bahia. Nessa situação ajuda a reconhecer vocações e delineia trajetórias de formação profissional que induzem ao esboço de postos de trabalho, articulam redes de recursos produtivos apropriados às economias locais e dão substrato a um conjunto de funções especializadas, próprias de processos econômicos complexos.
As universidades estaduais da Bahia têm projeção nas regiões em que estão inseridas, estão envolvidas com pesquisas de cunho tecnológico identificadas com necessidades locais e, ademais, trabalham em conjunto com redes nacionais de atividades de pesquisa, articuladas com os mecanismos oficiais de gerenciamento/financiamento institucional de grupos de pesquisa. Participam de editais nacionais e estaduais e se integram aos programas de inovação tecnológica e as redes de pesquisa. Também se inserem nos programas do Parque Tecnológico do estado da Bahia com destaque em projetos do campo da biotecnologia e da produção de serviços da área de informática.
No campo extensionista incentivam atividades artísticas e culturais e, ademais, contribuem para o fortalecimento da identidade local/territorial, com resultados marcantes para a socialização de estudos e investigações dos contextos específicos nas suas localidades e para o desenvolvimento sustentável que, no conjunto, contribuem para o aprimoramento da qualidade social das relações de grupos locais e permanente labuta pela consolidação da cidadania plena.
Continuam contribuindo na interiorização da educação superior, tornando-se referência para a ação engajada no contexto regional. Definem suas prioridades de acordo com a realidade e as potencialidades da região, cujos resultados reiteram a fixação do jovem na localidade, a qualificação do trabalho e a oferta à população de serviços de qualidade.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade