Atualização cadastral da Educação Profissional

Atualização cadastral da Educação Profissional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está realizando a atualização cadastral dos estudantes e dos egressos de 2015 da Educação Profissional. A ação faz parte do Projeto Primeiro Emprego, que visa ofertar milhares de vagas para a primeira experiência profissional destes jovens. A seleção se dará com base no rendimento escolar, a partir de uma média geral do curso. Por isso, é importante que cada estudante realize sua atualização cadastral, para que possa ser contactado no caso de convocação para uma das vagas. 

 

>> CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

 

Perguntas e Respostas
Porque o Governo do estado está fazendo a atualização cadastral dos estudantes da Rede de Educação Profissional?
 
Porque o Governo está se preparando para lançar o Projeto 1º Emprego, que vai ofertar oportunidades de empregos para estudantes e egressos de 2015 da Educação Profissional, a partir de um ranking de rendimento escolar. A atualização cadastral é justamente para que o Governo do Estado possa localizar e comunicar com rapidez aqueles estudantes e egressos aptos às vagas ofertadas.
 
Como o estudante pode fazer a atualização cadastral?
 
Para fazer a atualização cadastral, basta acessar o site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, clicar no banner da atualização cadastral e preencher o questionário. O estudante também pode fazer a atualização na sua unidade escolar. 
 
O que é o projeto?
 
O projeto 1º Emprego é uma iniciativa do Governo Estadual que propicia maior inserção dos técnicos formados pela rede pública estadual no mundo do trabalho, ao tempo em que estimula os estudantes a melhorar seu desempenho escolar, justamente por priorizar aqueles com melhores resultados. As oportunidades de empregos são em secretarias e órgãos do governo estadual (como jovem aprendiz), além de empresas privadas e do terceiro setor.
 
Qual o público-alvo do projeto?
 
Podem participar estudantes ativos da Rede Estadual de Educação Profissional com, no mínimo, 40% do curso concluído e egressos a partir do ano de 2015.
 
Qual o critério da seleção?
 
Um ranking de rendimento escolar foi elaborado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e reunirá uma média de todas as notas obtidas pelo aluno durante o curso. Portanto, serão priorizados aqueles com melhor desempenho nas atividades escolares.
 
Onde os estudantes poderão trabalhar?
 
A oportunidade pode surgir em secretarias e órgãos do governo estadual (como jovem aprendiz), além de empresas privadas e do terceiro setor, esta última em atividades de assistência à agricultura familiar, coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. As vagas para o setor público serão, no primeiro momento, para as áreas de Saúde, Educação e na Polícia Militar (atividades administrativas) sempre em funções vinculadas à seu perfil de formação técnica.
 
Como faço para participar do projeto?
 
O ingresso no Primeiro Emprego é feito de forma automática. A Secretaria da Educação mapeia todos os estudantes que fazem parte do público-alvo do projeto.
 
Como saberei se fui selecionado?
 
A convocação será feita por meio de carta enviada pelos Correios, com aviso de recebimento direcionado ao beneficiário, telefonemas, emails e publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia. Esses instrumentos têm como objetivo dar a maior rapidez e transparência possível ao processo.
 
Como faço para me inscrever em um curso técnico de nível médio?
 
As formas de acesso e mais informações sobre a Educação Profissional estão disponíveis no site da Secretaria da Educação do Estado.

Notícias Relacionadas