Colégios estaduais de Jacobina recebem a visita do secretário Pinheiro no sábado

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, cumpriu uma ampla agenda de trabalho neste sábado (14), visitando todas as escolas estaduais de Jacobina, no centro norte da Bahia. Acompanhado por gestores da Secretaria, Pinheiro percorreu todas as instalações das unidades e dialogou com a comunidade escolar. O secretário esteve nos Colégios Estaduais Modelo Luis Eduardo Magalhães, Padre Alfredo Haasler, Frei José da Encarnação, Deocleciano Barbosa de Castro, que abriga o Centro Noturno de Educação da Bahia (Ceneb Jacobina), e no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Negócios do Centro Bahiano Professora Felicidade Jesus Magalhães.

“Hoje o governador Rui Costa também esteve em Jacobina e fizemos questão de participar desta agenda, porém com foco específico na Educação. Por isso estivemos em todos os colégios estaduais do município, dialogando com diretores, estudantes e professores e percorrendo as unidades escolares. Essas visitas fazem parte da nossa rotina, para que possamos contribuir, inclusive de forma mais acertada, na melhoria do eixo pedagógico de cada escola. É pisando no chão da escola fazendo esta verdadeira ausculta que podemos contribuir cada vez mais com a Educação em cada lugar”, destacou o secretário.

A visita de Pinheiro foi uma surpresa para a diretora Valdeci Costa do Nascimento, do Colégio Estadual Frei José da Encarnação. “Nunca nestes 22 anos trabalhando para o Estado tive a honra de receber um secretário da Educação em nossa escola. Pinheiro almoçou aqui junto com os estudantes, percorreu todas as salas e entrou em todos os espaços. Temos mais de 300 estudantes na Educação Integral e somos a única escola em todo o Núcleo Territorial de Educação (NTE) na modalidade integral. A visita serviu para que nós conhecêssemos as novas propostas da Secretaria e pudemos alinhar diversas questões, porque Pinheiro fez questão de trazer os gestores da Secretaria junto com ele. Por isso, a visita foi de extrema importância para nós”, disse.

A presença do secretário também repercutiu positivamente na comunidade escolar do Colégio Estadual Padre Alfredo Haasler. “Pra gente foi muito bom, porque ele viu toda a escola, conferindo como é desenvolvido o ensino. Temos medalhistas de ouro e prata em anos seguidos da Olimpíada Brasileira de Matemática e temos excelentes resultados no Ideb, considerando um dos melhores da região. O diálogo com o secretário foi na direção de dinamizar o ensino, com a possibilidade de tornar a escola um centro integrado de robótica. Estamos na era da computação e um curso deste iria inovar a Educação no município”, destacou a diretora Lucicleide Miranda Gonçalves jatobá. A escola tem sete salas e atende ensino fundamental II, com 286 estudantes matriculados, nos turnos matutino e vespertino.

Para o vice-diretor do Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro, Eduardo Reis Dourado, a presença do secretário na unidade escolar foi importante. “Pinheiro pôde conferir a reforma que está ocorrendo de forma até adiantada e dialogamos sobre a possibilidade de implantação de um complexo integrado com a participação da Universidade do Estado da Bahia, a Uneb. Temos mais de 600 alunos e contamos com um curso de técnico em Agroecologia, da Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, o prédio escolar funciona também no turno noturno, com o Ceneb”, destacou o vice-diretor. A diretora do NTE, Nazaré Alves, também acompanhou a agenda do secretário Pinheiro no município.

Rui Costa - A construção de uma policlínica regional em Jacobina, foi autorizada neste sábado pelo governador Rui Costa, que assinou a ordem de serviço para o início imediato das obras da unidade de saúde, que irá oferecer atendimento em diversas especialidades para moradores de Jacobina e outras 16 cidades da região. O equipamento beneficiará moradores de Jacobina, Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea da Poço e Várzea Nova.

Na visita a Jacobina, Rui ainda autorizou a mudança da captação do sistema de abastecimento de água de Tapiramutá para a Barragem de Pau de Pilão. Também deu o aval para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) lançar edital de licitação para implantação do sistema de abastecimento dos povoados de Cajazeiras, Lagoa do Antônio Sobrinho e Estrada Nova.

O governador ainda assinou ordem de serviço para o início da segunda etapa de implantação e recuperação dos sistemas de dessalinização em oito municípios, no âmbito do programa Água Doce, beneficiando Mirangaba, São José do Jacuípe, Capela do Alto Alegre, Mairi, Pintadas, Santa Luz, Ipirá e Conceição do Coité.

Somando-se aos mais de 300 mil certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) já distribuídos pelo Governo do Estado, foram entregues 301 documentos do tipo para pequenos agricultores do município. Acompanhado de diversas autoridades, a exemplo dos secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas-Boas; de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto; da Educação, Walter Pinheiro; e de Desenvolvimento Urbano, Demora Barbosa, o governador também entregou duas ambulâncias, sendo uma para Jacobina e outra para Mirangaba.