2º Seminário de Experiências do Pacto com Municípios pela Alfabetização socializa opinião de alfabetizadores

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nesta terça (03/12) e quarta-feira (04/12), o 2º Seminário de Experiências do Pacto com Municípios pela Alfabetização. O evento, que conta com a participação do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, na abertura, acontece no Hotel Vilamar, em Salvador, e tem o objetivo central de debater com os professores-alfabetizadores sobre os efeitos do programa em sala de aula, e de que forma eles avaliam esta iniciativa da Secretaria que visa alfabetizar as crianças da rede pública até os oito anos de idade.

O evento vai reunir 200 profissionais que representam o programa nos 370 municípios participantes, com mesas de relatos e vídeos sobre o Pacto. “Estes relatos possibilitam avaliar o impacto da política e avaliar os rumos para o próximo ano. Queremos debater e socializar tudo o que está sendo feito e a opinião destas pessoas que estão na ponta.

O Pacto foi lançado pela Secretaria em 2011, e, até o momento, conta com a adesão de 370 municípios, beneficiando mais de 143 mil estudantes, entre o 1º e o 3º ano do ensino fundamental, em todo o Estado.

O projeto também permite extinguir o isolamento entre as redes, ajudando a construir um sistema de Educação na Bahia, em regime de colaboração com municípios. A estratégia é unir esforços, recursos e conhecimento pedagógico para vencer o desafio de alfabetizar as crianças com letramento e, também, com matemática. Para isso, a Secretaria da Educação garante formação dos professores, acompanhamento e avaliação das ações do Pacto, assim como a produção e distribuição de material para professores e estudantes.