2ª edição da Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil comemora sucesso com mais de 60 horas de programação

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. / SEC BA
Mesas literárias, contação de história, cordel, feiras de livros, intervenções culturais, visitas a museus, oficinas, encontro com autores, aulão de dança, apresentações musicais, espaço de beleza étnica infantil, bate papo percussivo, atividades lúdicas e muita diversão. Assim podem ser definidas as mais de 60 horas da segunda edição da Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil que aconteceu entre os dias 25 de abril e 01 de maio no Pelourinho.
 
A Festa Literária Arte e Identidade aconteceu, simultaneamente, em diferentes espaços culturais do bairro turístico, contando com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e intérprete de libras. O evento reuniu mais de 38 mil pessoas, entre adultos e crianças, que passearam pelas ruas do Centro Histórico de Salvador conhecendo mais sobre a Literatura Negra Infantojuvenil, produzida na Bahia e no Brasil. Foram transmitidas 35 atividades pelo YouTube, totalizando aproximadamente 30 horas de transmissão ao vivo.
 
O projeto contou com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura. A abertura do evento teve a presença da secretária de Cultura, Arany Santana, da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, e do secretário de Educação, em exercício, Danilo Melo. 
 
Ao todo foram 111 atividades com representantes da Literatura e da Arte Negra com relevância em todo país. Marcaram presença no evento nomes como: Conceição Evaristo, Bárbara Carine, Banda Erê-Ilê Aiyê, Hugo Canuto, Dj Branco, Madu Costa, MV Bill, Russo Passapusso, Sulivã Bispo, João Pimenta, Leozito Rocha e Nelson Maca, dentre outros.
 
O rapper, compositor e escritor MV Bill, está entre os destaques da Festa Literária, após espalhar simpatia no Bate-Papo "Escritas de Resistência e Empoderamento” realizado no quinto dia do evento, sendo o ápice o dueto com uma estudante da Rede Pública Estadual da Bahia, interpretando um dos seus sucessos.
 
Chegando ao seu encerramento na tarde do feriado do Dia do Trabalhador, o evento contou com o “Balaio Literário”, que teve a participação de autores baianos como Cássia Valle, Ana Fátima, Nini Kemba Nayo, Kalypsa Brito, Marcos Cajé, Paula Brito, Márcia Mendes, Ladjane Sousa e mediação da jornalista Fernanda Matos. Na oportunidade foi lançado o coletivo "Liga do Dendê", projeto que pretende fomentar as obras de escritores baianos da Literatura Negra Infantojuvenil no Estado da Bahia.
 
A participação dos alunos da Rede Estadual de Educação nas atividades realizadas presencialmente fez toda a diferença na programação. A organização do evento também doou cerca de mil obras Literárias Afro-Brasileiras Infantojuvenis para os alunos da Rede Pública de Ensino de Salvador e da Região Metropolitana.

Notícias Relacionadas