Academia de Ciências da Bahia apoia programa Educar para Transformar

Foto: Liviane Barbosa - Ascom/IAT

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, apresentou nesta quarta-feira (15/07), o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação para pesquisadores e acadêmicos, membros da Academia de Ciências da Bahia. Em especial, o secretário exibiu os resultados do projeto Ciência na Escola, que busca promover a educação científica nas escolas da rede estadual.

Ação estruturante do Educar para Transformar, o projeto Ciência na Escola é um exemplo de integração entre o Governo da Bahia e outras instituições  parceiras, como a Academia de Ciências da Bahia, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Coelba. Este ano, o projeto está presente em 750 unidades escolares, beneficiando 219 mil  estudantes, em 300 municípios.

"Tivemos a oportunidade de estabelecer um diálogo extremamente rico com os acadêmicos e pesquisadores das universidades baianas", secretário Osvaldo Barreto

Para o secretário da educação, Osvaldo Barreto, o objetivo do encontro foi socializar os resultados positivos do projeto, bem como fortalecer a parceria. “Hoje apresentamos o resultado e tivemos a oportunidade de estabelecer um diálogo extremamente rico com os acadêmicos e pesquisadores das universidades baianas, que irá fortalecer o Ciência na Escola”, destacou o secretário.

Presidente da Academia de Ciências da Bahia, o professor Roberto Santos, destacou a importância do projeto. “É uma das iniciativas mais felizes da Secretaria da Educação e que potencializa a capacidade dos nossos estudantes de julgar, indagar e contestar. É, sem dúvida, muito importante para a formação dos nossos futuros trabalhadores”, afirmou.

A coordenadora do programa, Shirley Costa, comemorou o encontro. “O evento de hoje é um marco para o Programa Ciência na Escola, mostra que estamos no caminho certo, conseguindo popularizar a ciência, fazendo com que o nosso estudante da educação básica se envolva, participe, pesquise, investigue e que se torne protagonista na história do seu conhecimento”, explicou.

Ciência na Escola
O projeto Ciência na Escola é uma ação estruturante do programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação, que busca fortalecer a educação básica na rede estadual. O Ciência na Escola objetiva elevar aprendizagens prioritárias em que se inclui a alfabetização científica e tecnológica de professores e estudantes. Para isso, fomenta na sala de aula a pesquisa e prática docente e o incentivo ao protagonismo juvenil. As ações do projeto têm como foco principal, a participação de professores e estudantes na Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba).