Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável na Educação é apresentada no Virtual Educa Bahia 2018

Palavras-chave:
Fotos: Suâmi Dias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
As 17 metas para o desenvolvimento sustentável no âmbito da educação foram debatidas em uma das conferências realizadas, nesta quarta-feira (6), no âmbito do Fórum Global de Educação e Inovação sobre Cooperação Sul-Sul, que reúne diversos organismos nacionais e internacionais, durante o XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018. O Virtual Educa acontece, até sexta-feira (8), no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves, no bairro do Barbalho, em Salvador.
 
Com o tema “Agenda 2030: Educação e Inovação”, os conferencistas Magaly Robalino Campos, representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no Perú, e Diego Sales, diretor da Genius Plaza, empresa de tecnologia educacional, destacaram a importância da inovação para desenvolver uma educação de qualidade e inclusiva impactando nas metas até 2030.
 
Segundo Magaly Campos é fundamental que haja uma grande participação de todos como forma de diminuir o número de estudantes fora da sala de aula, além de promover ações de inclusão. “As últimas pesquisas mostram que aproximadamente 60 milhões de jovens estão fora da escola. Então, o primeiro passo é estabelecer como mantê-los a partir da primeira infância. Dentro das ações da Agenda 2030, tem ações que representam muito do que estamos fazendo aqui, como o compartilhamento de experiência entre as nações e o desenvolvimento de bolsas para docentes, que podem participar de intercâmbio para conhecerem projetos de outros países. Além disso, tem o uso da tecnologia para aproximar a educação de pessoas com deficiência e povos indígenas, por exemplo”, disse.
 
Para Diego Sales é interessante que os estudantes tenham a condição de produzir seu próprio conhecimento, tendo a tecnologia como ferramenta. “Acreditamos que a tecnologia pode ser usada como uma forma de proporcionar o protagonismo do aluno, através de atividades criadas por meio de recursos digitais. Com isso, ele produz um aprendizado que vai gerar outros aprendizados e não apenas absorver o que é passado para o professor como um assunto fechado,” disse.
 
Sobre o Vitural Educa - O Virtual Educa 2018 é um espaço privilegiado para o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. Paralelamente, o evento envolve o Fórum Global de Educação e Inovação "Cooperação Sul-Sul", voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais.
 
 

 

Notícias Relacionadas