Agentes educacionais da Bahia são capacitados para executar o Programa Nacional do Livro e do Material Didático

Técnicos, bibliotecários, gestores educacionais e coordenadores pedagógicos de toda a Bahia foram capacitados, nesta quinta-feira (3), para atuarem de forma mais efetiva na execução do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A atividade realizada de forma on-line foi promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e envolveu a participação de representantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), da Secretaria Municipal de Educação de Salvador, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) e das demais secretarias municipais de Educação da Bahia. Este é o 5º Encontro Técnico Estadual do programa como parte de uma série de encontros virtuais voltados para a operacionalização do programa no Brasil.

A coordenadora de Livro Didático e Biblioteca da SEC, Alessandra Santana, ressaltou a  importância da atividade. "A capacitação serviu para preparar a comunidade escolar a compreender e entender todo o mecanismo, estrutura e as principais ações do PNLD. Os profissionais tiveram a oportunidade de obter mais informações e tirar dúvidas que são recorrentes em relação à escolha dos materiais didáticos, aquisição, remanejamento, reposição e reserva técnica de livros, até a distribuição deles pelos Correios, entre outras atividades. A nossa expectativa é a de que os participantes sejam multiplicadores potenciais das informações adquiridas com a capacitação".

A coordenadora geral  dos PNLD, Nadja César, falou sobre a nova Resolução do programa. "A Resolução 12 de 2020 traz um novo regramento em substituição à Resolução 42, que veio para ampliar o controle social através do Conselho Estadual de Educação e destaca os bibliotecários como parte importante dessa ação. A ideia é que no PNLD a gente crie um bibliotecário por município para as rede que tenham mais de dois mil estudantes e isso vai constar em uma resolução própria sobre a participação dos bibliotecários".

Já a coordenadora de Apoio às Redes de Ensino, Janine Menezes, abordou sobre o cronograma de ações do PNLD. "O remanejamento de livros permanece aberto durante todo o ano e a gente costuma dizer que é a maneira mais rápida para que você consiga os livros de outras escolas, pois o título que você está precisando pode estar parado em outra escola, aguardando que alguém solicite. Estamos finalizando a distribuição de livros da reserva técnica e a adesão ao sistema será aberta em 2021", explicou.